Topo
Esporte

Vitória vence Cuiabá e deixa Corinthians na beira da zona do rebaixamento

03/08/2024 18h01

O Vitória venceu o Cuiabá por 1 a 0, na tarde deste sábado (3), no Barradão, pela 21ª rodada do Brasileirão. Wagner Leonardo marcou o único gol e deu o triunfo aos donos da casa.

Com o resultado, a equipe baiana conseguiu deixar a zona de rebaixamento da Série A. A equipe foi aos 21 pontos e deu um salto na tabela, assumindo a 12ª posição. Do outro lado, o Cuiabá está no Z4 do torneio nacional, com 17 pontos.

O time comandado por Carpini subiu cinco posições na tabela e deixou o Corinthians na zona do rebaixamento. O Alvinegro entra em campo neste domingo (4), às 16h (de Brasília), contra o Juventude, na Neo Química Arena.

Agora, o Vitória visita o Bahia no clássico Ba-vi neste domingo (11), às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova. Já o Cuiabá recebe o Grêmio no sábado (10), a partir das 19h, na Arena Pantanal.

O jogo

O duelo entre as equipes começou bastante pegado. Tanto Vitória como Cuiabá atacavam a área adversária, mas até os dez minutos da primeira etapa, nenhum dos times havia finalizado a gol e gerado situações de muito perigo.

Com 20 minutos de partida, o Cuiabá tentou um novo ataque. Isidro Pitta foi lançado em velocidade, mas Lucas Arcanjo foi mais rápido que o centroavante e saiu do gol para cortar o passe.

Com 28 minutos no relógio, o Vitória criou uma oportunidade mais clara pela primeira vez no jogo. Osvaldo cobrou escanteio curto e PK levantou para dentro da área. Wagner Leonardo subiu mais alto que a zaga adversária e cabeceou, porém mandou por cima do gol do Vitória.

Aos 34 minutos, veio a melhor chance do jogo. Após sobra de bola na entrada da área, Isidro Pitta ficou com ela e arriscou um chute forte. Lucas Arcanjo, por sua vez, fez grande defesa para salvar o Vitória. O lance, porém, foi parado por impedimento do centroavante na sequência.

Foi aos 39 minutos que a melhor chance da partida veio com o Cuiabá. Max recebeu de Ramon, fez grande jogada, invadiu a grande área e cruzou rasteiro para o meio da área. Isidro Pitta, contudo, pegou mal demais na bola e, sozinho, bateu para fora.

Aos 44 minutos, o Vitória quase abriu o placar no Barradão. Luan ficou com sobra de bola e bateu da entrada da grande área. No meio do chute, Matheuzinho desviou e obrigou o goleiro Walter a fazer grande defesa para manter o placar inalterado.

Já próximo do fim do primeiro tempo, o Cuiabá teve nova oportunidade. Max caiu pelo lado esquerdo e levantou bola para dentro da área, mas Pitta cabeceou fraco e entregou nas mãos do goleiro Lucas Arcanjo.

No segundo tempo, foi o Cuiabá quem começou atacando. Aos quatro minutos, Clayson cobrou escanteio fechado, Pitta desviou na primeira trave e, em seguida, Alan Empereur cabeceou fraco, deixando fácil para PK afastar a bola.

Com 11 minutos, foi a vez do Vitória chegar com perigo. Cáceres conseguiu bom cruzamento para dentro da grande área. Matheuzinho subiu de cabeça e cabeceou com perigo, mas a bola passou à direita do gol defendido por Walter.

Aos 21 minutos, o Leão teve nova oportunidade em cobrança de falta. Machado foi para a batida direita e assustou, com a bola indo pelo lado de fora da rede.

Com 25 minutos da segunda etapa, Osvaldo cruzou para dentro da área e Zé Hugo cabeceou forte, acertando a trave do goleiro Walter. Foi no lance seguinte que o Vitória conseguiu abrir o marcador no Barradão.

Em novo escanteio, Osvaldo bateu curto, Matheuzinho recebeu e devolveu para o camisa 11, que levantou para a área. Alerrandro escorou de cabeça e Wagner Leonardo conseguiu completar para o fundo das redes: 1 a 0.

Nos minutos finais do confronto, o Vitória ainda colocou mais uma bola na trave com Zé Hugo. O Leão da Barra ainda colocou uma pressão nos minutos finais para tentar ampliar o marcador, mas não teve sucesso. Foi assim que os donos da casa venceram a segunda seguida no Brasileirão.

FICHA TÉCNICA

VITÓRIA 1 X 0 CUIABÁ

Local: Barradão, em Salvador (BA)

Data: 3 de agosto de 2024, sábado

Horário: 16h (de Brasília)

Árbitro: João Vitor Gobi (SP)

Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Miguel Cataneo (SP)

VAR: Thiago Peixoto (SP)

GOL: Wagner Leonardo, aos 25? do 2ºT (Vitória)

Cartões amarelos: Janderson, Luan e Matheuzinho (Vitória); Ramon, Derik e Filipe Augusto (Cuiabá)

VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres (Edu), Neris, Wagner Leonardo e PK; Ricardo Ryller (Zé Hugo), Willian Oliveira e Luan (Machado); Matheuzinho, Osvaldo (Carlos Eduardo) e Janderson (Alerrandro)

Técnico: Thiago Carpini

CUIABÁ: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Ramon; Lucas Mineiro (Eliel), Denílson (Filipe Augusto) e Max (Lucas Fernandes); André Luís (Jonathan Cafu), Clayson (Derik) e Isidro Pitta

Técnico: Petit

Esporte