Topo
Esporte

Luís Otávio Teixeira Veríssimo é o novo presidente do STJD

Luís Otávio Teixeira Veríssimo é o novo presidente do STJD - Igor Siqueira/UOL
Luís Otávio Teixeira Veríssimo é o novo presidente do STJD Imagem: Igor Siqueira/UOL
do UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/07/2024 14h51

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) tem novo presidente. Luís Otávio Veríssimo Teixeira foi eleito nesta quinta-feira (11) para comandar a corte do futebol brasileiro. O mandato é de quatro anos.

O que aconteceu

Em uma decisão por aclamação, Teixeira vai substituir José Perdiz, que esteve à frente do tribunal desde maio de 2023.

Luís Otávio é um dos oito novos auditores do Pleno do tribunal, em uma renovação que também significa mudanças no eixo de poder na corte desportiva.

O novo presidente do STJD fez carreira em Brasília, trabalhou na Câmara por cerca de 10 anos e chegou a ser secretário-geral da mesa - cargo com indicação do deputado federal e então presidente Arthur Lira.

A indicação dele ao STJD foi feita, no papel, pela Fenapaf, entidade que representa os atletas.

A vice-presidência ficará com Maxwell Borges de Moura Vieira, também indicado pela Fenapaf.

O próximo passo dos auditores do Pleno empossados é discutir a composição das comissões disciplinares, que são a primeira instância do tribunal.

A vaga de procurador-geral, que estava com Ronaldo Piacente, ainda não foi definida. A CBF ainda não mandou a lista tríplice da qual sairá o novo dono do cargo.

"É com bastante responsabilidade, dedicação e compromisso que assumo. Faço um cumprimento ao presidente Borçato, tive a honra de ser indicado por ele. Toda a conversa foi pautada por desenvolvimento de futebol, combate a racismo e discriminação, pautas importantes". Luís Otávio Veríssimo Teixeira, novo presidente do STJD

Novos membros do Pleno do STJD - Igor Siqueira/UOL - Igor Siqueira/UOL
Novos membros do Pleno do STJD
Imagem: Igor Siqueira/UOL

A nova composição do STJD

Indicadas pela CBF

Antonieta da Silva Pinto
Mariana Barros Barreiras

Indicados pela OAB

Sérgio Henrique Furtado Coelho Filho
Marco Aurélio de Lima Choy

Clubes

Luiz Felipe Bulus
Marcelo Augusto Bellize

Árbitros

Rodrigo Aiache Cordeiro

Fenapaf (atletas)

Luís Otávio Veríssimo Teixeira (presidente)
Maxwell Borges de Moura Vieira

Aluno da escola de Gilmar Mendes

Luís Otávio Veríssimo Teixeira é doutorando e mestre em Direito Constitucional pelo IDP - Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa.

A instituição tem Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), como fundador. O IDP tem contrato com a CBF para gestão e operação dos cursos da CBF Academy.

Gilmar é relator de um processo que tramita no próprio STF e que pode tirar Ednaldo Rodrigues do comando da CBF. O caso está na pauta de 14 de agosto.

O comando do STJD é estratégico. Na briga jurídica mais recente, que tirou Ednaldo temporariamente do poder, a Justiça do Rio atribuiu ao presidente do tribunal desportivo a missão de assumir temporariamente a CBF.

Esporte