Topo
Esporte

Flamengo finaliza travessia sem titulares e colhe frutos para a temporada

do UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/07/2024 04h00

O Flamengo faz nesta quinta-feira o último jogo de sua travessia com desfalques causados pela Copa América. Diante do Fortaleza, às 20h (de Brasília), no Maracanã, o time de Tite pode terminar a rodada consolidado na liderança do Campeonato Brasileiro, e levar bons frutos para a temporada.

O que aconteceu

Serão nove partidas com desfalques. O Flamengo foi o time mais afetado pelo calendário com jogos acontecendo durante a Copa América. O Fla teve cinco baixas, sendo que Erick Pulgar retornou após a fase de grupos, já que foi foi eliminado com o Chile. Arrascaeta, Varela, De la Cruz e Viña seguem com a seleção do Uruguai.

O Fla tem cinco vitórias, um empate e uma derrota no período. Os 16 pontos de 24 disputados foram fundamentais para a equipe assumir a liderança. Esse é um dos legados do período mais complicado da temporada.

Outro ganho é a força do grupo. Vários jogadores foram a campo no sacrifício, especialmente porque o Fla também sofreu com lesões, além de jogarem improvisados em algumas situações. O grupo comprou as ideias da comissão técnica para fazer o período dar certo e isso tem sido festejado no Ninho d Urubu.

Lideranças também se consolidaram. Gerson, David Luiz e Pedro viraram referências técnicas e dentro do vestiário. Eles já tinham voz ativa no dia a dia, mas o período os consolida como nomes importantes para a engrenagem.

"Esquecidos" viram opção. Wesley e Léo Ortiz foram os jogadores que jogavam pouco e mais se destacaram nessas semanas. O primeiro pode brigar por vaga com Varela, enquanto o segundo, sem vaga na zaga, pode disputar vaga no meio-campo. Outro que jogou improvisado foi Léo Pereira, que virou reserva entre os zagueiros, mas foi bem como lateral-esquerdo.

Jovens ganham confiança. Lorran foi o que ganhou mais minutos e, apesar da falta de regularidade, foi elogiado por Tite. O treinador entende que ele ainda precisa de maturidade, mas o garoto pode aparecer como peça importante no jogo até o fim de 2024. Outros como Victor Hugo, Evertton Araújo e até Matheus Gonçalves ganharam alguns minutos.

Pedro se firma como ídolo. O atacante foi vaiado no começo do ano e pouco menos de cinco meses depois tem bandeirão na arquibancada e música em sua homenagem. Decisivo e fundamental para o Flamengo nos últimos jogos, ele se consolidou entre os principais nomes do clube. O momento de problemas com Gabigol também ajudou nesse sentido.

O Flamengo pode terminar o período com 70,37% de aproveitamento se vencer hoje (11), algo impensado por muitas pessoas. Dos quatro que seguem na Copa América, três são titulares. Nos sete jogos do Brasileirão antes da competição de seleções, o aproveitamento era de 66,66%.

Esporte