Topo
Esporte

Conheça Mateus Xavier, garoto que está ganhando espaço no profissional do Santos

11/07/2024 05h00

Mundialmente conhecido por revelar grandes jogadores, o Santos vê com carinho o crescimento de Mateus Xavier. Com apenas 17 anos, o atacante está ganhando espaço entre os profissionais.

O Menino da Vila chegou ao Peixe em outubro de 2021. Antes, ele jogava em uma escolinha em Ibicarai, na Bahia, sua cidade natal.

Mateus entrou no mundo do futebol por influência do pai, que foi jogador amador. A joia santista o acompanhava nos treinos e jogos quando pequeno e ficava batendo bola. Então, começaram a notar que o menino levava jeito para o esporte e decidiram levar ele para a escolinha.

Já no Santos, foi destaque nas competições da categoria sub-16 em 2023. Em abril, foi protagonista do título da Copa Brasileirinho Internacional, tendo marcado os dois gols do Alvinegro Praiano na grande final. Em julho, foi artilheiro da Brasil Soccer Cup com seis tentos em seis jogos.

Aos 17 anos, Mateus Xavier foi integrado ao elenco sub-20 nesta temporada. São 23 compromissos e sete gols. O bom desempenho chamou a atenção do técnico Fábio Carille, que o convocou para os treinos com o time de cima no final de junho.

Já no dia 1º de julho, o ponta fez a sua estreia no elenco profissional. Ele atuou por cerca de 20 minutos na vitória de 1 a 0 sobre a Chapecoense, pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Na última sexta-feira, ele foi relacionado para o triunfo de 1 a 0 sobre o Ceará, porém ficou apenas no banco.

"O Mateus fez 17 anos recentemente. Desde a Taça São Paulo chamou atenção. Não é titular no sub-20, mas sempre e entra e vai bem. Eu gosto. Subimos ele, fez um bom treino na sexta e nos deu toda confiança para colocá-lo no jogo, e foi o que eu fiz", disse o técnico Fábio Carille depois do êxito sobre os catarinenses.

Agora, a tendência é que o garoto alterne entre a base e profissional. Na terça-feira, ele foi titular na vitória de 1 a 0 da equipe sub-17 sobre o Ceará, no CT Rei Pelé.

Mateus Xavier assinou o seu primeiro contrato profissional com o Santos em setembro de 2023. O vínculo é válido até 31 de agosto de 2026.

Esporte