Topo
Esporte

Garantido na elite do futebol feminino, Juventude apresenta grande ascensão na categoria

10/07/2024 18h40

Ao eliminar o Fortaleza nas quartas de final da Série A2 do Campeonato Brasileiro feminino, o Juventude alcançou um feito inédito. Pela primeira vez, as Gurias Jaconeiras disputarão a elite do futebol nacional, simbolizando a grande evolução que a categoria teve nos últimos anos.

O Departamento de Futebol Feminino do Juventude foi inaugurado em 1998, com a melhor fase do time vindo entre 2004 e 2006. Neste período, a equipe foi tricampeã gaúcha, conquistou uma Copa Sul-Brasileira e levou um Campeonato Gaúcho de Aspirantes. As campanhas de destaque chamaram a atenção da CBF, que chegou a convocar sete atletas do clube para a Seleção em 2007.

O sucesso voltou a se repetir depois da reabertura do departamento, em 2021. Nos dois anos seguintes, o Juventude levou o título do Interior Gaúcho duas vezes e garantiu a presença na Série A2 do Campeonato Brasileiro de 2024. Na competição nacional, conseguiu se classificar ao mata-mata após ser o segundo colocado do Grupo A na primeira fase.


A rápida ascensão das Gurias Jaconeiras está muito relacionada ao investimento da diretoria na categoria. De 2023 para 2024, o dinheiro colocado no departamento feminino do Juventude aumentou em cinco vezes, além de o desempenho ter atraído patrocinadores para o uniforme da equipe gaúcha.

"Desde a reabertura do feminino, buscamos aprimorar a estrutura voltada às atletas e comissão técnica. Hoje, as meninas treinam em um espaço que foi completamente reformado para atender as atividades do dia a dia. O gramado e os vestiários foram completamente remodelados. Além disso, o departamento feminino conta com staff, comissão técnica e coordenação exclusivos para o desenvolvimento das jogadoras", explicou Fábio Pizzamiglio, presidente do Juventude.

Apesar da alta expectativa em estar entre os 16 melhores times do país, ainda não há nada de concreto em relação aos planos para a próxima temporada. Renata Armiliato, coordenadora do departamento feminino do Juventude, cravou que a equipe deve estar pronta para o desafio inédito da Série A1 do Brasileiro.

"Assim como todas as áreas do clube, a proposta do Juventude é de sempre buscar a evolução e o aprimoramento. Certamente, o mesmo ocorrerá com o feminino, que precisará estar à altura da competição que irá disputar. Entretanto, precisamos primeiramente definir o calendário de 2025 e o orçamento do clube como um todo, pois cenários diferentes significam arrecadações diferentes", afirmou a coordenadora.

Esporte