Topo
Esporte

OPINIÃO

'Vini foi sacrificado. Dorival desconectou ataque do Real', diz Mauro Cezar

do UOL

Colaboração para o UOL, em Aracaju

25/06/2024 12h20

No Posse de Bola Copa América, Mauro Cezar Pereira criticou Dorival Jr. pela maneira como escalou Vini Jr. no empate frustrante contra a Costa Rica. Na avaliação dele, o treinador sacrificou o atacante do Real Madrid na ponta esquerda e o separou de Rodrygo, seu parceiro de ataque no clube, que teve liberdade para jogar.

'Dorival precisa tirar mais da dupla de ataque do Real Madrid': "O jogo de ontem serve para o Dorival fazer muitas reflexões e tentar abrir um pouco mais a mente. Acho que tem o atenuante do gramado, a dificuldade para jogar daquela maneira, é um time que não está no estágio de outras equipes que disputam a competição, mas ele precisa mudar, especialmente tirar mais da dupla de ataque do Real Madrid. Ele tem a dupla de ataque do Real Madrid".

'A distância entre Vini Jr e Rodrygo ficou evidente': "A distância dos dois ficou bem clara. Se o Ancelotti tivesse aceitado a seleção e tivesse assumido, ele iria escalar esse time que vimos ontem? Provavelmente não, ele ia tentar alguma alternativa. A distância dos dois ficou bem clara, por que o Rodrygo pegou mais na bola e jogou melhor? O Rodrygo joga mais livre, pega o mapa de calor para ver — o Rodrigo joga circulando por todo o ataque, direita, esquerda, centro, vem buscar a bola, então ele é acionado mais vezes. O Vinícius fica confinado na ponta esquerda, não sai dali, ele mesmo falou depois do jogo: 'estou numa posição diferente'".

'Dorival não conseguiu executar bem aquilo que deveria': "Qual foi o crescimento do Vinícius no Real Madrid? Quando ele deixou de ser o ponta esquerda para ser um atacante que joga pela esquerda, mas que pode transitar com liberdade por outros setores do campo, inclusive fazendo gols. Agora, num jogo que você não vai ter espaço, vai ter tudo fechado, sabe que o adversário vai jogar dessa maneira, o gramado tem essas características peculiares, evidentemente você tem que pensar numa outra estratégia. Acho que o Dorival não planejou bem e não conseguiu executar bem aquilo que deveria, mas é um jogo, vai ser assim, não vai virar uma seleção maravilhosa num passe de mágica".

O Posse de Bola Copa América vai ao ar nos dias seguintes aos jogos do Brasil, sempre às 9h (de Brasília), no Canal do UOL Esporte no YouTube. A próxima edição especial acontece no próximo sábado (29), depois do jogo da seleção brasileira contra o Paraguai, na sexta (28), às 22h (de Brasília), pela segunda rodada do grupo D.

Mauro Cezar: 'Brasil encorajou os rivais. Paraguai será mais complicado'

Mauro Cezar Pereira analisou a atuação brasileira no estreito gramado do So Fi Stadium e destacou que o Paraguai deve ter ficado animado com a dificuldade do time de Dorival Jr de superar uma retranca. Após o empate na estreia, o Brasil volta a campo na sexta (28), contra os paraguaios, em busca da primeira vitória no grupo D.

Campo estreito atrapalhou atuação? Mauro Cezar e Trajano esquentam debate

Os metros a menos tanto no cumprimento quanto na largura do So Fi Stadium foram determinantes no desempenho da seleção? Mauro Cezar e José Trajano divergiram sobre a questão. Confira!

Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte

Toda semana, sempre às 17h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:

Live do Flamengo - segunda-feira (às 17h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 17h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (17h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (17h de Brasília)

Confira os horários das lives do UOL Esporte

09h - Posse de Bola - Eduardo Tironi, José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Danilo Lavieri debatem os temas da semana.
11h - De Primeira - Domitila Becker, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
18h - Fim de Papo - Marília Ruiz, Renato Maurício Prado e convidados debatem os principais temas do dia no futebol.

Assista ao Posse de Bola na íntegra

Esporte