Topo
Esporte

Botafogo arranca empate do Athletico-PR e seca rivais para manter a liderança do Brasileiro

19/06/2024 21h11

Botafogo e Athletico-PR ficaram no empate por 1 a 1, nesta quarta-feira, no Nilton Santos, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols da partida aconteceram no segundo tempo. O Furacão abriu o placar com Mastriani, e o Alvinegro empatou nos acréscimos com Bastos. 

Com o resultado, o Botafogo foi a 20 pontos e, agora, seca os rivais para terminar a rodada na liderança. Flamengo - vice-líder - e Bahia - quarto colocado - se enfrentam nesta quinta-feira e podem ultrapassar o Alvinegro na tabela.

O Athletico-PR desperdiçou a oportunidade de tomar a liderança do Botafogo. O Furacão ocupa a terceira posição com 18 pontos conquistados.

Na próxima rodada, o Botafogo visita o Criciúma, neste sábado, no Heriberto Hulse. No dia seguinte, o Athletico-PR recebe o Corinthians, na Ligga Arena. 


O jogo 

O Botafogo começou a partida tendo a posse de bola e tentando pressionar o Athletico-PR. No entanto, os paranaenses marcavam bem os avanços dos cariocas e as chances de gol não aconteciam. Os donos da casa pecavam no último passe, enquanto os visitantes finalizavam sem perigo. 

A primeira boa chance do jogo aconteceu aos 22 minutos, Junior Santos tabelou com Romero e recebeu de frente para Léo Linck. Só que o atacante optou pelo toque e viu a zaga tirar o perigo. Já o Athletico-PR respondeu em seguida. Fernandinho viu John adiantado e arriscou do meio campo. O goleiro se esticou para impedir a abertura do placar.

Na parte final, o Athletico-PR passou a aproveitar os erros de passe do Botafogo para avançar com qualidade. Os paranaenses chegaram algumas vezes com perigo, mas pecaram na hora de acertar o alvo. O Botafogo só foi responder em cobrança de falta na área que Bastos cabeceou pela linha de fundo. Assim, o duelo seguiu igual até o intervalo.

No segundo tempo, o Botafogo voltou com a mesma postura do início da etapa inicial. Sö que os donos da casa seguiram com problemas na criação. O Athletico-PR aproveitou os espaços dados pelos cariocas para abrir o placar aos sete minutos. Mastriani aproveitou cruzamento por baixo e mandou para a rede.

O revés deixou o Botafogo nervoso. O Athletico-PR quase ampliou aos 11 minutos quando Cuello foi lançado, mas finalizou em cima de John. Os cariocas responderam em seguida, com Cuiabano. O lateral aproveitou cruzamento, mas mandou pela linha de fundo.

O Athletico-PR continuou chegando ao ataque com perigo. Assim como no primeiro tempo, Fernandinho arriscou de muito longe e viu a bola resvalar no travessão. Depois, foi a vez de Christian receber passe na área e chutar para grande defesa de John.

Nos minutos finais, o Botafogo esboçou uma pressão. Cuiabano teve chance de empatar, mas chutou para fora. O Athletico-PR recuou e parecia que iria sair com a vitória. No entanto, aos 52 minutos, os donos da chegaram ao empate, com Bastos, para dar números finais no Nilton Santos.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 1 X 1 ATHLETICO-PR

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 19 de junho de 2024 (Quarta-feira)

Horário: 19h(de Brasília)

Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa-SC)

Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Gizeli Casaril (SC)

VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG)

Cartões amarelos: Erick, Christian, Pablo, Alex Santana e Esquivel (Athletico)

GOLS

BOTAFOGO: Bastos, aos 52 minutos do segundo tempo

ATHLETICO-PR: Mastriani, aos 7 minutos do segundo tempo

BOTAFOGO: John, Damián Suárez (Yarlen), Lucas Halter, Bastos e Cuiabano; Danilo Barbosa (Luiz Henrique), Marlon Freitas (Gregore), Tchê Tchê, Eduardo (Diego Hernéndez) e Óscar Romero (Fabiano); Júnior Santos

Técnico: Artur Jorge

ATHLETICO-PR: Léo Linck, Léo Godoy, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel (Gamarra); Fernandinho, Erick e Christian (Zé Vitor); Nikão (Alex Santana), Cuello (Julimar) e Mastriani (Pablo)

Esporte