Topo
Esporte

Saiba as datas dos desembarques do Time Brasil em Paris e das entradas na Vila Olímpica

18/06/2024 12h36

Com a delegação brasileira em fase final de definição para os Jogos Olímpicos, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) já iniciou a preparação para a chegada das primeiras equipes do Time Brasil em Paris.

Antes de entrarem na Vila Olímpica, algumas modalidades sentirão o clima olímpico em períodos de aclimatação em solo francês. Para deixar tudo pronto para a chegada dos atletas, integrantes da área de Infraestrutura e Jogos e Operações Internacionais do COB irão à Paris no início de julho para iniciar a montagem dos espaços.

"Nós já estamos preparados do ponto de vista de organização para levar os nossos atletas e recebê-los em Paris. Nossa equipe está se planejando há muito tempo para esse momento. Estamos em um período final de classificação olímpica e cada modalidade tem uma necessidade diferente. Falta pouco, mas ainda há muito trabalho a ser feito para que não falte nada aos atletas. É uma organização muito grande para atender a todas as necessidades dos atletas. Vamos trabalhar até o último dia em busca da excelência", afirmou Rogério Sampaio, diretor-geral do COB e chefe da Missão Brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris.

Por ser uma edição realizada na Europa, muitas modalidades farão aclimatações ou chegarão ao Velho Continente com bastante tempo de antecedência. Algumas dessas chegadas são organizadas diretamente pelas Confederações e, por isso, não estão mapeadas pelo COB.

Entre as modalidades que chegam à França em parceria com o COB, a ginástica artística será uma das primeiras a embarcar para a aclimatação em solo francês. No dia 6 de julho, as equipes feminina e masculina viajam para cidade de Troyes, a 160 km de Paris, onde ficarão treinando até o dia 18. De lá, Rebeca Andrade e companhia seguem para a Vila Olímpica, onde inauguram a presença brasileira no local.

Já o vôlei feminino viaja diretamente do Brasil para Paris e entrará na Vila Olímpica no dia 19 de julho. A equipe treinará em St. Ouen, a base de apoio do COB, que fica a 600 m da Vila Olímpica. Lá, a equipe comandada por José Roberto Guimarães terá um ginásio exclusivo para treinamentos, nos horários escolhidos pelo treinador. O espaço também estará à disposição da seleção masculina.

Em St. Ouen, o COB montará estrutura para suas operações e ponto de apoio em serviços médicos, preparação mental, atendimento nutricional, alimentação brasileira, além do local de encontro com familiares e amigos. A distribuição de uniformes para a delegação também acontecerá no local.

"O alinhamento do COB com as confederações, treinadores, equipes e atletas é fundamental para que possamos ajustar o planejamento e atender da melhor forma as modalidades. Todos os detalhes estão sendo pensados para que os atletas possam pensar apenas em treinar e competir bem. A menos de 40 dias para os Jogos Olímpicos, é a hora de pontuarmos os detalhes. São eles que podem fazer uma diferença bem grande na reta final de preparação", afirmou Ney Wilson, diretor de Alto Rendimento do COB.

Além da Vila Olímpica e St. Ouen, o COB montará estruturas próprias em Vaires-sur-Marne (canoagem e remo), Marselha (vela), Lille (handebol e basquete, caso se classifique) e Châteauroux (tiro esportivo). Cada local terá serviços específicos segundo as características das modalidades.

Depois da ginástica artística, no dia 18, e do vôlei feminino, no dia 19, terá a entrada do vôlei de praia no dia 20. Enquanto o dia seguinte contará com a chegada das seguintes modalidades: ciclismo BMX, ciclismo MTB, esgrima, hipismo CCE, rúgbi, skate e tiro com arco. E no dia 22 de julho, badmínton, handebol, natação, tênis, tênis de mesa e vôlei masculino se juntam ao Time Brasil.

Além da França, haverá representantes do Time Brasil no arquipélago do Taiti, a mais de 12.000 km da capital francesa, onde a equipe de surfe vai em busca de medalhas nas ondas perfeitas de Teahupoo. Os primeiros integrantes do COB chegam ao local no dia 17 para deixar tudo pronto na base exclusiva do COB no local ida dos atletas, a partir do dia 19.

Atualmente, o Time Brasil conta com 220 atletas classificados em 36 modalidades e ainda existem algumas competições classificatórias até o início de julho que definirão a delegação nacional e dará contornos finais a todo planejamento do COB e das confederações.

Esporte