Topo
Esporte

Estado Islâmico planejava ataque a ônibus e torcedores do Real, diz jornal

Estado Islâmico previa ataque a ônibus do Real Madrid - Diego Radames/Anadolu via Getty Images
Estado Islâmico previa ataque a ônibus do Real Madrid Imagem: Diego Radames/Anadolu via Getty Images
do UOL

Do UOL, em São Paulo

17/06/2024 10h33

O Estado Islâmico planejava atacar o ônibus e os torcedores do Real Madrid. Segundo o jornal espanhol El Confidencial, a Guarda Civil desarticulou a Fundação I'lam (uma das centrais de propaganda ligadas ao Estado Islâmico) e apreendeu conteúdos indicando o ataque.

O que aconteceu

A Guarda Civil deteve nove pessoas em quatro cidades diferentes, que foram presas preventivamente. A ação contou com colaboração da Europol, do FBI (EUA) de autoridades de Holanda, Alemanha, França, Estônia, Romênia e Islândia.

Meu querido irmão de Al-Andalus, um objetivo muito valioso espera por você. Entre nas multidões, distraia a segurança com explosivos improvisados. Mensagem encontrada em cartaz apreendido que apontava para o Santiago Bernabéu

Meu querido irmão. Aguarde em local próximo ao ponto de chegada dos jogadores. Mire neles junto com seus seguidores. Mensagem encontrada em cartaz apreendido que continha ainda uma pessoa encapuzada atirando contra o ônibus merengue.

O grupo planejava ainda ataques durante a Eurocopa e Olimpíadas 2024 As mensagens encontraram incitavam ataques em cidades como Berlim, Munique e Dortmund — que recebem jogos da Euro — e também à Paris, sede dos Jogos Olímpicos a partir de julho.

Um cartaz com uma imagem da Torre Eiffel levando um "presente" também foi encontrado. "Está começando as Olimpíadas do Lobo Solitário com a vontade de Alá", dizia a mensagem.

Esporte