Topo
Esporte

Calderano vira contra sueco e é semifinalista na Eslovênia

15/06/2024 23h29

Após eliminar o sul-coreano An Jaehyun nas oitavas de final, o brasileiro Hugo Calderano voltou à mesa neste sábado e precisou mostrar poder de reação para conquistar sua vaga na semifinal. Apesar de sair perdendo para o sueco Mattias Falck, o atleta entrou no jogo e cresceu para reverter o marcador, ganhando por 3 games a 1: 3/11, 11/3, 11/9 e 12/10.

Esse foi o primeiro encontro de Calderano com Falck em 2024. Anteriormente, em 2023, o sueco venceu no WTT Contender Tunis, da Tunísia nas oitavas de final. Ainda em eventos internacionais, o brasileiro foi superado por 4 a 2 em 2018 no Aberto da Alemanha. Já por clubes, representando o Ochsenhausen, da Alemanha, ele venceu na edição 2019/20 da Bundesliga, primeira divisão alemã, e foi batido na mesma competição em 2020/21.

Virada em detalhes

Os dois games iniciais foram bem parecidos. No primeiro, Calderano cometeu muitos erros e viu o rival abrir 6 a 1. A vantagem aumentou para 8 a 2 quando Falck mandou uma bola vencedora de backhand. O brasileiro rebateu de direita para fora e o set acabou: 11 a 3. Na segunda parcial, o mesa-tenista do Brasil marcou 5 a 0. Calderano acertou golpe potente de forehand e fez 8 a 3. E ele devolveu o 11 a 3 após erro de direita do sueco: 1 a 1.

Ao contrário das duas primeiras, as parciais finais foram parelhas. Falck chegou a fazer 4 a 0, porém, Calderano se recuperou e empatou em 5 a 5 após bom saque e devolução do oponente na rede. A virada aconteceu na bola seguinte, com winner de direita do brasileiro, abrindo 6 a 5. A diferença subiu para 8 a 5 com golpe de esquerda. A vantagem chegou a ficar em 10 a 7, mas o sueco reduziu para 10 a 9. No entanto, o europeu mandou direita para fora e Calderano fechou por 11 a 9.

No set final, Calderano forçou erro de esquerda do adversário e o placar ficou em 3 a 1. Porém, Falck igualou em 4 a 4 e abriu três quando o brasileiro bateu de esquerda e a bolinha tocou na rede e foi para fora: 7 a 4. O sueco manteve a dianteira e anotou 9 a 6, se aproximando do empate. Entretanto, o atleta do Brasil encaixou três bons golpes e empatou em 9 a 9. No segundo match point, Calderano sacou e a devolução do rival foi para fora, ficando 12 a 10.

Mais um sul-coreano no caminho

Hugo Calderano terá pela frente na semifinal do WTT Star Contender Ljubljana o sul-coreano Cho Daeseong. O confronto que vale uma vaga na decisão do torneio disputado na Eslovênia acontecerá neste domingo, às 10h (de Brasília), na Arena Hala Tivoli. Atual sexto colocado do ranking mundial da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa), o brasileiro disputa a competição como segundo cabeça de chave e encara o 25º do mundo no momento.

Os dois jogadores se enfrentaram uma única vez no circuito mundial de tênis de mesa e Calderano levou a melhor em duelo realizado pelo WTT Star Contender Doha, de 2021. Naquele encontro, o brasileiro ganhou por 3 sets a 0, parciais de 12/10, 11/9 e 11/8. Na outra semifinal do WTT Star Contender Ljubljana, o francês Felix Lebrun, primeiro cabeça de chave na Eslovênia, duela contra o japonês Tomokazu Harimoto.

Esporte