Topo
Esporte

PVC no Flamengo? Jornalista foi sondado para atuar como analista em times

do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/06/2024 04h00

Um dos principais nomes do jornalismo esportivo do Brasil, Paulo Vinícius Coelho, o PVC, disse já ter sido sondado para trabalhar em grandes clubes do país. Em entrevista ao Alt Tabet, do Canal UOL, o comentarista disse que já foi sondado, entre outros times, pelo Flamengo.

PVC contou que, em 2009, o então vice-presidente do rubro-negro carioca, Kléber Leite, o sondou para auxiliar na análise de desempenho do clube. "Ele uma vez ligou para o Juca [Kfouri] e falou que ia me ligar para perguntar se eu queria fazer análise no Flamengo, em 2009. Era uma espécie de analista de desempenho, e ainda bem que não fui, porque o Flamengo de 2009 estava perdido, demitia um técnico a cada seis meses [naquele ano], imagina um analista de desempenho".

Além do Flamengo, o jornalista foi sondado por outros clubes. "Teve uma vez que um gerente de futebol do Cruzeiro me ligou e disse assim: 'Você conhece futebol, não quer ser assistente?'. Mas ele não me convidou, só brincou com a situação".

PVC afirmou que, em condições normais, não largaria o jornalismo para trabalhar em um clube. Entretanto, ele disse estar "preocupado" com sua profissão, embora ainda mantenha preferência por continuar no jornalismo, em vez de atuar diretamente como analista em algum time.

O futebol é a minha vida, não vou me desligar do futebol nunca. Eu posso não conseguir mais trabalhar com o futebol, eu posso ter dificuldade para ganhar dinheiro com o futebol, mas o futebol é a minha vida.

PVC: Palmeiras não tem Mundial e Flamengo é o campeão de 87

Torcedor assumido do time alviverde, PVC destacou que o Palmeiras venceu a Taça Rio em 1951, que também foi disputada por times europeus, mas isso não configura um título Mundial. "O Palmeiras ganhou a Copa Rio, que era um torneio muito importante, mas o Palmeiras não tem Mundial".

Se eu chegar em Turim e perguntar quem ganhou a Copa Rio, o cara não sabe. Então não é mundial.

Embora reconheça vitória do Flamengo em 1987, para ele o título deve ser divido também com o Sport. "O campeão legítimo de 1987 é o Flamengo, mas acho que tem que dividir. Se fosse o único caso do Brasil com campeonato dividido, diria que é péssimo, mas já teve vários [casos assim], porque o campeão legal que o STF já julgou e entende que é o Sport".

O debate sobre o campeão do Brasileiro de 1987 é antigo. No mês passado, o Supremo Tribunal Federal formou maioria para manter a decisão de que o Sport é o único campeão nacional daquele ano. O Flamengo buscava na Justiça a divisão do título com o clube pernambucano, mas foi derrotado pela Suprema Corte.

PVC relembra acusação de Neto contra ele: 'Podia ter morrido em Itaquera'

No "Alt Tabet", PVC também disse que o ex-jogador e apresentador Neto foi o responsável pela "maior sacanagem" que já fizeram com ele, relembrando o episódio da final do Mundial de Clubes entre Corinthians x Chelsea, em 2012, em que o apresentador da Band o "sacaneou".

Segundo PVC, ao ver a reação do jornalista após uma defesa do goleiro Cássio, Neto espalhou que PVC teria torcido contra o Corinthians na final do Mundial. "Maior sacanagem que fizeram comigo foi o Neto que fez. Eu estava torcendo pelo Corinthians, foi uma das maiores coberturas que fiz na minha vida, e todo mundo do Corinthians era muito generoso comigo, tanto que a primeira entrevista após o título o Tite deu para mim e o André Plihal".

Ele contou que o ex-jogador do Corinthians "passou sete anos" contando esta história e que isso poderia tê-lo prejudicado nas idas ao estádio do clube, em Itaquera. "Eu poderia ter apanhado em Itaquera, poderia ter morrido em Itaquera. Mas eu vou lá, ou a qualquer outro estádio, com o maior orgulho, porque eu amo futebol. Então você dizer para mim que eu torci contra fulano ou sicrano, com todo o respeito, vai à merd*, porque eu trabalho para cacet*, desde que eu tinha 15 anos, para ser jornalista esportivo. Isso é muito sério para mim".

Conforme explicou, Neto, que é corinthiano, teria entendido que PVC estaria torcendo contra o Timão, quando, na verdade, ele apenas considerou aquela uma "jogada espetacular, sensacional" ao soltar um palavrão. Apesar do mal-entendido, PVC garantiu que está tudo resolvido entre eles.

Alt Tabet no UOL

Toda quarta, Antonio Tabet conversa com personagens importantes da política, esporte e entretenimento. Os episódios completos ficam disponíveis no Canal UOL e no Youtube do UOL. Assista à entrevista completa com PVC:

Esporte