Topo
Esporte

Lenda dos Lakers que inspirou logo da NBA morre aos 86 anos nos EUA

Jerry West em ação com a camisa do Los Angeles Lakers, em 1971 - Martin Mills/Getty Images
Jerry West em ação com a camisa do Los Angeles Lakers, em 1971 Imagem: Martin Mills/Getty Images
do UOL

Do UOL, em São Paulo

12/06/2024 11h24Atualizada em 12/06/2024 13h19

O ex-jogador de basquete Jerry West, ídolo dos Los Angeles Lakers, da NBA, morreu nesta quarta (12) aos 86 anos nos Estados Unidos.

O que aconteceu

O anúncio da morte foi dado inicialmente pelo Los Angeles Clippers e repercutido pela NBA. Não foram informados maiores detalhes sobre o óbito.

Jerry West, a personificação da excelência do basquete e amigo de todos que o conheciam, faleceu pacificamente nesta manhã, aos 86 anos. Sua esposa, Karen, estava ao seu lado Clippers, via NBA

Jerry West foi ídolo dos Lakers como jogador e técnico, e trabalhava como consultor para os Clippers desde 2017. Ele se destacou nas quadras nas décadas de 1960 e 1970, e foi ainda mais campeão como executivo.

Jerry West foi um gênio do basquete e uma figura definidora na nossa liga por mais de 60 anos. [...] Valorizei minha amizade com Jerry e o conhecimento sobre basquete e vida que ele compartilhou comigo por vários anos. Em nome da NBA, transmitimos nossas mais profundas condolências à esposa de Jerry, Karen, sua família e seus muitos amigos na comunidade da NBA Adam Silver, comissário da NBA

Quem foi Jerry West

Logo da NBA tem a silhueta de Jerry West - Nic Antaya/Getty Images - Nic Antaya/Getty Images
Logo da NBA tem a silhueta de Jerry West
Imagem: Nic Antaya/Getty Images

É de Jerry West a silhueta que há no logotipo da NBA. A homenagem ao jogador ocorreu enquanto ele ainda estava ativo, mas a liga não confirmava inicialmente a referência ao atleta. O logo foi desenhado por Alan Siegel em 1969, inspirado na marca da MLB (liga de beisebol dos EUA), e começou a ser aplicado em 1971. Um dos apelidos de West passou a ser "The Logo".

West atuou pelos Lakers em seus 14 anos de carreira, entre 1960/61 e 1973/74. Ele foi considerado um All-Star em todas as temporadas, além de dez eleições para o All-NBA First Team (seleção ideal da liga). Foi recordista em estatísticas, sendo o terceiro na história a ultrapassar a marca de 25 mil pontos.

O ex-armador foi o primeiro MVP das finais na história da NBA — e o único até hoje a receber a honraria enquanto defendia o vice. West foi selecionado como o melhor jogador da decisão de 1969, na qual teve médias de 37,9 pontos por jogo, mas viu os Lakers perderem para o Boston Celtics por 4 a 3.

Levou a equipe a nove finais da NBA, mas conquistou apenas uma como jogador. O título na temporada de 1971/72 foi o primeiro dos Lakers após mudança para a cidade de Los Angeles. Wilt Chamberlain, outra lenda do basquete, foi o MVP das finais naquela ocasião.

jerry west - Getty Images - Getty Images
Jerry West observa os companheiros durante o All-Star Game de 1972
Imagem: Getty Images

West foi introduzido no Hall da Fama como jogador em 1980 e tem sua camisa 44 aposentada nos Lakers. Ele será homenageado novamente pelo Hall em 2024, dessa vez como contribuidor. Além dos feitos na NBA, conquistou medalha de ouro olímpica em 1960. Ele era chamado "Mr. Clutch" por seus arremessos decisivos de longa distância — a linha de três pontos ainda não existia durante seu período na liga.

Foi sete vezes campeão como executivo, seis com os Lakers. West foi treinador do time de Los Angeles (1976-79), passou pelo scouting (1979-82), e assumiu o posto de general manager antes de 1982/83, fortalecendo o time que contava com Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar. O executivo ficou em L.A. até 2000, montando outra dupla histórica: Shaquille O'Neal e Kobe Bryant. Atuou também como GM no Memphis Grizzlies (2002-07) e como consultor no Golden State Warriors (2011-17) e nos Clippers (2017-24).

Esporte