Celtics batem Mavs em jogo maluco e ficam a uma vitória do título da NBA
O Boston Celtics está cada vez mais próximo do título da NBA. Na noite desta quarta-feira (12), a equipe venceu o Dallas Mavericks por 106 a 99, no American Airlines Center, e abriu 3 a 0 na série.
A partida foi emocionante em Dallas. A equipe da casa começou o jogo na frente e foi para os vestiários vencendo. O Boston voltou melhor do intervalo e construiu vantagem de 21 pontos. Os mandantes reduziram a diferença para um no último quarto, mas não conseguiram a virada.
Kyrie Irving, do Dallas Mavericks, foi o cestinha do jogo, com 35 pontos. Do lado do Boston Celtics, Jayson Tatum (31) e Jaylen Brown (30) foram os destaques.
O pré-jogo contou com uma homenagem a Jerry West, lenda do basquete que morreu nesta quarta-feira (12). Ele, inclusive, é a 'silhueta' que aparece na marca da NBA.
Com a vitória de hoje, o Boston Celtics está a um passo do título. A equipe pode se sagrar campeã ainda nesta semana, com direito a 'varrida' — quando vence uma série por 4 a 0. Para isso, basta levar a melhor no próximo jogo. O Dallas Mavericks terá que vencer os próximos quatro duelos para ser campeão.
As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima sexta-feira (14), às 21h30 (de Brasília), pelo jogo 4. A partida será disputada no mesmo American Airlines Center, em Dallas.
Como foi o jogo
O Dallas Mavericks começou o jogo de maneira avassaladora. Comandada por Doncic e Kyrie Irving, a equipe da casa chegou a abrir 13 pontos de vantagem (22 a 9). Defensivamente, os mandantes conseguiram anular Jaylen Brown e Jayson Tatum, astros dos Celtics, nos primeiros minutos. O desempenho, no entanto, caiu após Doncic ir para o banco. A diferença no placar também foi por água abaixo, e o jogo foi para o segundo quarto com Dallas liderando apenas por um (31 a 30).
O segundo quarto foi de 'trocação'. O Boston Celtics voltou melhor e chegou a virar o jogo, deixando clima de tensão no American Airlines Center. Com Doncic cometendo erros e desperdiçando ataques, Kyrie Irving assumiu a responsabilidade e manteve Dallas no jogo. A equipe da casa foi para os vestiários vencendo por 51 a 50.
O Boston Celtics voltou calibrado para o terceiro quarto do jogo. Dentro da zona de três pontos ou da de dois, a equipe visitante foi letal e praticamente não desperdiçou arremessos. Com o American Airlines Center calado e Dallas praticamente sem reação — apesar dos esforços de Kyrie Irving com jogadas individuais —, a vantagem foi aumentando, e os visitantes foram para a última parcial do jogo com 15 pontos à frente no placar: 85 a 70.
O último quarto teve reação do Dallas, e Doncic excluído do jogo por excesso de faltas. A vantagem do Boston chegou a 21 pontos no começo da parcial, mas caiu para um após uma sequência de cestas dos mandantes. Quando o empate parecia próximo, Luka Doncic cometeu a sexta falta em lance com Jaylen Brown e foi excluído do jogo. Kyrie Irving tentou comandar a remontada, mas não conseguiu.