Veteranos, novatos e gringos: veja os técnicos dos times da Série B em 2024
O técnico Fábio Carille foi escolhido pelo Santos para guiar a equipe de volta à elite do Campeonato Brasileiro. Além dele, outros nomes conhecidos e novatos tentarão fazer o mesmo em outras equipes na Série B.
Rival do Peixe na estreia da Série B, o Paysandu conta com o comandante mais experiente de toda edição: o veterano Hélio dos Anjos, de 66 anos. Outro técnico conhecido, Guto Ferreira, de 58, comandará o Coritiba em 2024.
O Ceará também conta com um treinador rodado: Vagner Mancini, de 57 anos. Claudinei Oliveira, de 54, fica à frente do Guarani, enquanto Eduardo Baptista, também de 54, dirige o Novorizontino.
Outros clubes apostam em nomes mais jovens. O Ituano, por exemplo, que foi rebaixado à Série A2 do Paulista, será comandado pelo novo, mas não inexperiente, Alberto Valentim, de 49 anos. Outro recém-chegado porém conhecido, Eduardo Barroca estará no Avaí.
O mais jovem treinador da Série B comanda o América-MG: Cauan de Almeida. O técnico de apenas 35 anos decidiu deixar o Corinthians, onde era auxiliar de Mano Menezes, para assumir o desafio no início deste ano.
Há apenas dois treinadores estrangeiros na Segunda Divisão em 2024. O português Paulo Gomes, de 49 anos, ficará à frente do Botafogo-SP, enquanto o argentino Mariano Soso, de 42, comanda o Sport.
Mudanças recentes também aconteceram em dois times que participarão da competição. O Goiás demitiu Zé Ricardo e trouxe Márcio Zanardi, que estava no São Bernardo. Já o Amazonas trocou Luizinho Vieira pelo experiente Adilson Batista, de 56 anos.
A Série B terá início na sexta-feira, mas o Santos, que disputa o torneio pela primeira vez, iniciará a sua trajetória na competição apenas no sábado. O Peixe enfrentará o Paysandu, a partir das 16h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela primeira rodada do torneio.
Veja, abaixo, todos os técnicos dos times da Série B (do mais velho ao mais novo):
- Hélio dos Anjos (Paysandu): 66 anos
- Márcio Fernandes (Vila Nova): 62 anos
- João Brigatti (Ponte Preta): 60 anos
- Guto Ferreira (Coritiba): 58 anos
- Vagner Mancini (Ceará): 57 anos
- Adilson Batista (Amazonas): 56 anos
- Claudinei Oliveira (Guarani): 54 anos
- Eduardo Baptista (Novorizontino): 54 anos
- Fábio Carille (Santos): 50 anos
- Alberto Valentim (Ituano): 49 anos
- Paulo Gomes (Botafogo-SP): 48 anos
- Márcio Zanardi (Goiás): 45 anos
- Umberto Louzer (Chapecoense): 44 anos
- Mozart Santos (Mirassol): 44 anos
- Rafael Guanaes (Operário): 43 anos
- Mariano Soso (Sport): 42 anos
- Luizinho Lopes (Brusque): 42 anos
- Eduardo Barroca (Avaí): 41 anos
- Daniel Paulista (CRB): 41 anos
- Cauan de Almeida (América): 35 anos