Topo
Esporte

Livro contará bastidores da gestão de Eduardo Bandeira de Mello no Flamengo

15/04/2024 22h52

O livro "Paixão e Sucesso - A Gestão que Transformou um Clube" conta bastidores inéditos sobre a gestão de Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Rubro-Negro durante os anos de 2013 e 2018. A obra, produzida pela Editora Lux, tem como foco mostrar detalhes sobre um dos piores períodos da história do clube, atolado em dívidas na época.

"Queríamos documentar o legado de um período único do clube e contribuir para o debate de forma técnica e baseado em fatos e dados. Este não é um livro político, não queremos este peso, e sim, mostrar como o Flamengo saiu de uma situação complicada para reocupar um lugar de destaque no futebol brasileiro e sul-americano, baseado em um modelo de negócio que tem a torcida como bem maior", destacam os organizadores da obra Pedro Iootty, sócio emérito do Flamengo, e os economistas Fabio Giambiagi e Rodrigo Madeira.

Com prefácio escrito por Eduardo Bandeira de Mello, contracapa do escritor Ruy Castro, e orelhas pelo ex-diretor do Banco Central, Afonso Bevilaqua, o livro ainda conta com 16 autores, que assinam os 13 capítulos da obra, dividida em 4 blocos temáticos, e onde são revelados detalhes inéditos do processo de transformação do clube.

A obra também conta com detalhes técnicos e histórias ainda pouco contadas, e em como a antiga direção aposentou a figura do diretor amador e não remunerado, cargo comum em muitos clubes brasileiros, para passar a contratar executivos selecionados do mercado.

Além da gestão financeira, outros aspectos como o planejamento, fundamental para definir estratégias e objetivos e dar suporte às ações de outras áreas, são revelados no livro.

O livro será lançado no próximo dia 29 de abril, às 18h30, na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro. A obra estará disponível nas versões física (R$ 69,00) e em e-book (R$54,90) - esta versão já está à venda nos sites da Amazon e da Editora Lux.

Esporte