Topo
Esporte

Última dança de Hamilton pela Mercedes, e Verstappen em busca do Tetra: curiosidades da Fórmula 1 em 2024

29/02/2024 08h30

A temporada de 2024 da Fórmula 1 está prestes a começar. Nesta sexta-feira, os pilotos vão para a pista para a primeira classificatória do ano, visando o primeiro Grand Prix, que acontece em Bahrein, no sábado. Confira diversas curiosidades da nova temporada da competição mais disputada do automobilismo como os favoritos ao título, os locais das corridas, o número de equipes, a despedida de Hamilton da Mercedes entre outras.

Grand Prix de 2024

A temporada de 2024 da Fórmula 1 contará com 24 Grand Prix no calendário, um a mais em relação à temporada passada. Cinco continentes e 20 países receberão as corridas.

A grande novidade é o retorno da China no calendário da competição. O GP de Shangai foi cortado das últimas quatro edições da Fórmula 1, devido às restrições impostas pela nação por conta da pandemia da Covid-19. O país asiático sediará a sexta corrida do tornei0, durante os dias 19 e 21 de abril.

Primeiras provas da temporada

O primeiro GP da Fórmula 1 acontece neste sábado, em Bahrein, na Ásia. Os pilotos realizam os treinos livres a partir desta quinta-feira e partem para a classificatória na sexta-feira.

Após a etapa de Bahrein, Arábia Saudita e Austrália receberão as próximas corridas que abrem a temporada. O país do Oriente Médio sedia o evento de 7 a 9 de março, enquanto o GP na nação da Oceania ocorrerá durante os dias 22 e 24 do mesmo mês.

Os primeiros dois GP's do ano, que acontecem no Oriente Médio, vão ocorrer no sábado e não no domingo, como de praxe. A mudança se deve por conta da celebração do Ramadã, comemorado em março, e considerado um mês sagrado para a religião Islâmica.

Pierre Gasly em primeiro dia de treino no Bahrein.

Corridas Sprint

A Fórmula 1 confirmou seis corridas sprint em 2024. Os GP's de Shangai (China), Miami (Estados Unidos), Spielberg (Áustria), Austin (Estados Unidos), São Paulo (Brasil) e Doha (Catar) receberão as corridas sprint.

Este tipo de corrida é conhecido por ser mais curto, com 1/3 de voltas em relação à corrida tradicional.

Times com os mesmos pilotos

Todas as dez equipes da Fórmula 1 mantiveram os mesmos pilotos da temporada passada. Os jovens Luca Sargeant, da Williams, e Oscar Piastri, da McLaren, que estrearam na competição em 2023, terão nova oportunidade para apresentar suas habilidades aos seus respectivos times.

Além disso, o chinês Zhou Guan Yu, da Kick Sauber, será o primeiro piloto da China a disputar uma corrida em seu próprio país.

Oscar Piastri durante segundo dia de treinamentos no Bahrein.

Quem pode superar a Red Bull e Verstappen?

A Red Bull é o time a ser batido nesta temporada. Max Verstappen, principal piloto da equipe, é o atual tricampeão da competição, superando a hegemonia de Hamilton e Mercedes nos últimos anos. Em 2023, o holandês e sua dupla, Sergio Perez, terminaram o torneio nas primeiras colocações.

O próprio Lewis Hamilton, que fará em 2024 sua última temporada pela Mercedes, é o principal nome para superar o piloto holandês e a Red Bull. O inglês já conquistou sete vezes a Fórmula 1, empatado com o alemão Michael Schumacher como maior vencedor da competição. O inglês George Russel é a dupla de Hamilton e compõe a equipe.

A Ferrari, que fechou c0m Hamilton para a próxima temporada, é outro time que pode surpreender a Red Bull de Verstappen. A tradicional escuderia italiana, liderada pelo francês Charles Leclerc e pelo espanhol Carlos Sainz, é a maior campeã da história da Fórmula 1, com 15 títulos, sendo o último em 2007. O longo tempo sem conquistar o torneio pode ser a motivação necessária para equipe levantar a taça ao final da temporada.

A McLaren que, por mais que tenha feito um início ruim em 2023, também desponta como uma das concorrentes ao título em 2024. O time vem de um final de temporada espetacular, com seu principal piloto, Lando Norris, terminando na sexta colocação geral. Ao lado de Norris, o jovem Oscar Piastri integra a equipe de pilotos da escuderia.

Max Verstappen durante primeiro dia de treinamentos no Bahrein.

A última dança pela Mercedes

O ano de 2024 marcará a despedida do inglês Lewis Hamilton da Mercedes. Considerado um dos maiores pilotos de todos os tempos, o inglês assinou contrato com a Ferrari e passará a defender a escuderia italiana a partir de 2025.

Hamilton chegou à Mercedes em 2013, após cinco anos na McLaren. Desde que chegou ao time, o piloto inglês conquistou a Fórmula 1 seis vezes (2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020).

O inglês viu o holandês Max Verstappen tomar sua hegemonia nos últimos três anos. Portanto, em 2024, quando completa 11 anos defendendo a Mercedes, Hamilton irá atrás de mais um título, em busca de se tornar o maior campeão isolado da história da Fórmula 1.

Mudanças de identidade

Duas equipes mudaram seus respectivos nomes para 2024. Alpha Romeo e Alpha Tauri, tradicionais equipes, sofreram uma mudança de identidade significativa.

A primeira passará a se chamar Kick Sauber, nome original da escuderia, que fechou contrato com a Audi para a próxima temporada. Enquanto a segunda, parceira da Red Bull, passará a ser nomeada como RB.

Esporte