Topo
Esporte

Análise: Santos chega ao fundo do poço e precisa de grande reformulação para 2024

07/12/2023 05h00

Por Rodrigo Matuck

O Santos amargou o momento mais vergonhoso da sua história nesta quarta-feira, após perder por 2 a 1 para o Fortaleza, na Vila Belmiro, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado rebaixou o Peixe para a Série B do torneio pela primeira vez depois de 111 anos.

A queda, no entanto, não é consequência deste jogo. A temporada inteira foi um desastre, a começar pelo Campeonato Paulista. Na época, ainda com Odair Hellmann, o time caiu ainda na fase de grupos depois de derrotas vexatórias. Na Sul-Americana, o cenário foi o mesmo. Em uma chance acessível, o clube não conseguiu avançar de fase.

Em meio às dificuldades, a diretoria tentou mexer no comando técnico. As decisões, entretanto, foram precipitadas. A primeira aposta foi em Paulo Turra, que adotou uma linha mais dura, mas logo caiu. Foram apenas sete jogos. De imediato, o clube trouxe Diego Aguirre, que durou cinco partidas.

Sem opções no mercado, Marcelo Fernandes foi efetivado. Em um primeiro momento, ele até deu conta do recado e engrenou uma boa série de resultados. Na reta final, porém, o trem saiu dos trilhos. O time não venceu nenhum dos últimos cinco compromissos e acabou na zona do rebaixamento.

Nos bastidores, o clima também foi de rebaixamento. A primeira grande polêmica envolveu o zagueiro Eduardo Bauermann, envolvido no esquema de apostas. Depois, o então coordenador esportivo Paulo Roberto Falcão foi acusado de assédio e pediu demissão  Já nesta última semana, Marcos Leonardo e Jean Lucas tumultuaram os bastidores após se atrasarem para uma viagem.

Todos esses ingredientes acabaram culminando no inédito rebaixamento para a Série B do Brasileirão.

Agora, para 2024, é necessária uma grande reformulação, a começar pela comissão técnica. É preciso urgentemente encontrar um novo técnico e, consequentemente, trazer reforços para todas posições.

O Santos encerrou o Brasileirão na 17ª colocação, com 43 pontos, dois a menos que o Bahia, que venceu o Atlético-MG e se livrou. Já o Vasco bateu o Red Bull Bragantino e também escapou.

Esporte