Ex-Fla, quem é o 1º presidente gay assumido entre clubes das Séries A à D
Emerson Ferretti foi eleito ontem (2) o novo mandatário do Bahia e se tornou o primeiro presidente assumidamente gay de um time das séries A à D do futebol brasileiro, segundo o Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+.
Quem é Emerson Ferretti
Nascido em Porto Alegre, Emerson tem 52 anos e teve uma passagem de destaque pelo futebol nacional.
Ex-goleiro, Emerson foi revelado pelo Grêmio no início da década de 1990 e foi titular do Imortal até 93, quando sofreu uma grave lesão que o afastou do futebol por dois anos.
Emerson acabou perdendo espaço no Grêmio e ainda jogou no Flamengo e no Bahia, entre outros clubes, como América-RJ, América-RN, Ituano, Bragantino, Juventude e Vitória.
Foi no Bahia onde o ex-goleiro viveu o seu auge no futebol, entre 2000 e 2005. Emerson foi o goleiro que mais vezes vestiu a camisa 1 do Tricolor de Aço (266 jogos). Além disso, no time baiano, ele alcançou a incrível marca de 155 partidas consecutivas. Conquistou duas vezes a Copa do Nordeste e um campeonato estadual.
Além dos títulos pelo Bahia, Emerson também conquistou duas Copas do Brasil, sendo uma pelo Grêmio e outra pelo Juventude. No Flamengo, o ex-goleiro foi campeão carioca. E, no Vitória, venceu um campeonato baiano.
Em 2007, aos 35 anos, ele pendurou as chuteiras, mas seguiu trabalhando com futebol. Entre 2012 e 2017, Emerson foi presidente do Ypiranga.
O ex-atleta se assumiu gay publicamente em 2022, quando concedeu entrevista ao podcast 'Nos armários dos vestiários", do GE.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.