Atlético-MG bate São Paulo com gol no fim, e título brasileiro será definido na última rodada
O São Paulo perdeu por 2 a 1 neste sábado, no Mineirão, e manteve o Atlético-MG vivo na luta pelo título do Campeonato Brasileiro. Sem grandes pretensões na competição, a equipe de Dorival Júnior foi derrotada com gols de Hulk e Paulinho, deixando a definição do título para a rodada final. O segundo tento foi marcado nos últimos minutos.
Com o resultado, o Galo igualou a pontuação do Verdão (66) e ocupa a vice-liderança do torneio. Sendo assim, mesmo que o time de Abel Ferreira vença o Fluminense neste domingo, no Allianz Parque, ainda não será campeão.
Já o Tricolor, que segue no décimo lugar, com 50 pontos, sai de Belo Horizonte preocupado com Lucas Moura. O atacante precisou ser substituído no primeiro tempo, com dores no tornozelo, e deixou o campo de maca.
Na última rodada, o São Paulo pode interferir mais uma vez na briga pelo título brasileiro. O Tricolor recebe o Flamengo no Estádio do Morumbi, a partir das 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira. Simultaneamente, o Atlético-MG visita o Bahia, que trava luta contra o rebaixamento, na Arena Fonte Nova.
O jogo
A primeira boa chegada do São Paulo foi aos nove minutos, com Alisson. O meio-campista recebeu passe na intermediária e bateu com perigo, mas mandou por cima do gol de Everson. O Atlético respondeu aos 22, quando Paulinho roubou a bola e puxou contra-ataque, acionando Hulk, que chutou na saída de Rafael e jogou para fora.
Com 30 minutos, Luciano arriscou de fora da área e viu Everson fazer grande defesa. No rebote, Erison chegou chutando a acabou mandando para fora.
Embalado pela torcida, o Galo começou a pressionar o São Paulo contra sua área e quase abriu o placar aos 44. Igor Gomes tocou para Zaracho, que furou a defesa tricolor e soltou uma pancada, tirando tinta da trave de Rafael.
Segundo tempo
O São Paulo novamente teve a primeira grande oportunidade após a volta do intervalo. Luciano recebeu com liberdade na entrada da área, cortou para o meio e bateu de perna esquerda, parando em Everson. O Tricolor controlava o jogo através da posse de bola e conseguia conter as ações do Atlético.
A equipe de Dorival Júnior perdeu uma chance inacreditável para sair na frente aos 30 minutos. Luciano recebeu na pequena área, frente a frente com Everson, e finalizou para fora.
E quem não faz, toma. Um minuto depois, Hulk conduziu até a entrada da área, ajeitou para a canhota e chutou colocado, no canto, sem chances para Rafael, e estreou o marcador: 1 a 0 para o Galo no Mineirão. Aos 35, o jovem William Gomes protagonizou uma bela jogada individual e acertou o travessão.
No fim da partida, Juan foi derrubado por Mariano na área e pediu pênalti. Chamado pelo VAR, o árbitro analisou o lance no vídeo e assinalou a penalidade. Luciano converteu a cobrança e deixou tudo igual. Mas ainda deu tempo de Paulinho colocar o Atlético-MG na frente aos 48 minutos, após passe de Hulk, e dar a vitória para o Galo.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 2 X 1 SÃO PAULO
Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 2 de dezembro de 2023, sábado
Horário: às 21h (de Brasília)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (Fifa-DF)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Luanderson Lima dos Santos (Fifa-BA)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Michel Araújo (São Paulo); Guilherme Arana, Hulk, Matheus Mendes e Paulinho (Atlético-MG).
Cartões vermelhos: Nenhum
GOLS: Hulk (Atlético-MG), aos 31? do 2ºT; Luciano (São Paulo), aos 43? do 2ºT; Paulinho (Atletico-MG), aos 48? do 2ºT.
ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano, Igor Rabello, Réver e Guilherme Arana; Otávio, Edenilson (Alan Franco), Zaracho (Rubens) e Igor Gomes (Pavón); Paulinho (Patrick) e Hulk.
Técnico: Felipão
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha (Nathan), Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson (Juan), Wellington Rato (William Gomes) e Lucas (Michel Araújo); Luciano e Erison (Talles Wander).
Técnico: Dorival Júnior
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.