Topo
Esporte

O que explica a Premier League se tornar o paraíso dos volantes brasileiros

Andrey Santos posa com a camisa do Chelsea - Divulgação/Chelsea
Andrey Santos posa com a camisa do Chelsea Imagem: Divulgação/Chelsea
do UOL

Do UOL, em Santos (SP)

14/01/2023 04h00

Nos últimos dias, três jovens volantes brasileiros foram contratados por clubes da Premier League, a primeira divisão da Inglaterra: Danilo, do Palmeiras ao Nottingham Forest, João Gomes, do Flamengo ao Wolverhampton, e Andrey Santos, do Vasco ao Chelsea.

A transferência do trio para a liga mais poderosa do mundo não é mera coincidência e pode ser explica por três fatores principais.

  • O 'Brexit' colocou brasileiros e europeus em igualdade de elegibilidade para os clubes ingleses. Desde que o Reino Unido deixou a União Europeia, os jogadores europeus deixaram de ser computados como comunitários. Dessa forma, a dificuldade para se obter uma licença de trabalho em solo inglês se tornou a mesma para eles e para os sul-americanos.
  • Transferências de europeus antes dos 18 anos foram proibidas em território inglês. A regra já existia, mas não valia para quem nasceu no Velho Continente devido a participação do Reino Unido na União Europeia.
  • Moeda brasileira é atrativa para contratações. Como não é possível contratar os talentos antes que eles explodam em seus países de origem, os alvos ingleses se tornam mais caros e a busca no Brasil, diante do real desvalorizado, se torna mais barata. Os três volantes brasileiros custaram, somados, 49,5 milhões de euros (R$ 273 milhões), praticamente o mesmo valor que o Manchester City pagou ao Leeds por Kalvin Phillips.

O que está por trás

  • O estrondoso sucesso de Bruno Guimarães no Newcastle abriu portas. O volante que esteve na última Copa do Mundo vem empilhando prêmios de melhor em campo e se tornou um dos principais jogadores da liga atuando por um clube fora do chamado 'big six' - os seis gigantes ingleses. Seu clube está na zona de classificação para a Liga dos Campeões e na semifinal da Copa da Liga.
  • Fabinho e Casemiro são presença constante em prêmios de melhores jogadores do mundo. Os volantes de Liverpool e Manchester United criaram uma espécie de 'grife' para os brasileiros da posição diante do desempenho nos últimos anos. No último prêmio Bola de Ouro, Fabinho foi 14º e Casemiro 17º -- atrás apenas de Vini Jr (8º) entre os brasileiros.

Curiosidade: Depois da própria Inglaterra, o Brasil é o país com mais jogadores na Premier League: 34. Desses, dez são volantes (Fabinho, Casemiro, Bruno Guimarães, Douglas Luiz, Joelinton, Fred, Arthur, Andrey Santos, Danilo e João Gomes) o maior número por posição ao lado dos atacantes - que somam dez entre centroavantes e pontas. Outros brasileiros se dividem em três goleiros, cinco zagueiros, dois laterais e quatro meias.

Esporte