Topo
Esporte

Por que convocação de Portugal virou polêmica envolvendo agente de CR7?

do UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/11/2022 09h43

O técnico Fernando Santos anunciou ontem os 26 nomes que irão representar a seleção portuguesa na Copa do Mundo. Com a revelação da lista, algumas escolhas viraram polêmica no país e quem está envolvido no caso é Jorge Mendes, o empresário de Cristiano Ronaldo.

CR7, Bruno Fernandes, João Cancelo e João Félix confirmaram as expectativas e estarão no Qatar. No entanto, outros escolhidos chamaram a atenção como o zagueiro António Silva, de apenas 19 anos, e Gonçalo Ramos, 21 —ambos do Benfica.

Essa foi a primeira convocação de António para a seleção principal de Portugal, e ele mesmo admitiu que não estava esperando pelo chamado.

"Claramente que estou surpreso, porque sendo a minha primeira convocação era algo que não estava esperando, mas jogo pelo Benfica e era algo que podia acontecer", afirmou em entrevista à Prime Video.

Quem representa os interesses do jovem defensor é a GestiFute, empresa portuguesa que tem como fundador o empresário Jorge Mendes —um dos mais importantes e influentes no mundo da bola— e ele não é o único, o que acabou gerando a polêmica.

Segundo levantamento feito no site Transfermarket (especialista no mercado da bola) dos 26 jogadores convocados, 18 têm a carreira gerida por Jorge, o que faz muitos lusos acreditarem em uma influência do gestor na escolha dos nomes que vão para o Mundial.

Os meio-campistas João Moutinho e Renato Sanches, importantes na conquista da Eurocopa de 2016 e que não são representados por Jorge, ficaram fora da lista, o que colocou mais lenha na polêmica.

Confira a lista completa dos convocados abaixo:

Goleiros: Diogo Costa (Porto), José Sá (Wolverhampton) e Rui Patrício (Roma)

Defensores: DIOGO DALOT (Manchester United), João Cancelo (Manchester City), António Silva (Benfica), Danilo Pereira (Paris Saint-Germain), Pepe (Porto), Rúben Dias (Manchester City), NUNO MENDES (Paris Saint-Germain) e RAPHAEL GUERREIRO (Borussia Dortmund)

Meio-campistas: JOÃO PALHINHA (Fulham), Rúben Neves (Wolverhampton), Bernardo Silva (Manchester City), BRUNO FERNANDES (Manchester United), João Mário (Benfica), Matheus Nunes (Wolverhampton), Otávio (Porto), Vitinha (Paris Saint-Germain) e WILLIAM CARVALHO (Betis)

Atacantes: André Silva (RB Leipzig), Cristiano Ronaldo (Manchester United), Gonçalo Ramos (Benfica), João Félix (Atlético de Madri), RAFAEL LEAO (Milan) e RICARDO HORTA (Braga)

*em Caps Lock os jogadores que não são representados por Jorge Mendes

O jornal português ECO afirma que Jorge Mendes nunca teve tanta influência na seleção portuguesa como nesse Mundial — na última Euro foram 16 jogadores convocados que faziam parte da Gestifute.

Portugal estreia na Copa do Mundo no dia 24 de novembro contra Gana, às 13h (de Brasília). Uruguai e Coreia do Sul são as outras seleções que integram o Grupo H.

Veja a indignação de torcedores portugueses nas redes sociais:

Esporte