Topo

Ex-campeão do UFC agradece Ben Askren por "enorme inspiração" em sua carreira

Ag. Fight

22/11/2019 13h52

Ben Askren anunciou sua aposentadoria do MMA nesta semana - Diego Ribas

Na última segunda-feira (18), Ben Askren revelou que precisará passar por um procedimento cirúrgico para a colocação de uma prótese de quadril e anunciou oficialmente sua aposentadoria do MMA. E apesar de sua passagem pelo UFC ter sido, de certa forma, decepcionante, o meio-médio (77 kg) conta com o respeito e admiração de seus colegas. Em sua conta oficial no 'Twitter', Chris Weidman - ex-campeão peso-médio (84 kg) do Ultimate - publicou uma mensagem congratulando 'Funky' pela carreira e o apontando como um de suas grandes inspirações no esporte (veja abaixo ou clique aqui).

Considerado um dos melhores meio-médios do mundo durante anos, Askren foi campeão da categoria pelo Bellator e pelo One Championship. Depois de finalmente assinar com o UFC, em novembro de 2018, o americano estreou com vitória sobre Robbie Lawler, ex-detentor do cinturão até 77 kg da entidade. Porém, em suas duas lutas seguintes, 'Funky' acabou derrotado por Jorge Masvidal e Demian Maia, seus dois primeiros reveses na carreira.

No revés sofrido para Masvidal, Askren foi levado à lona em apenas cinco segundos de luta, o que garantiu o nocaute mais rápido da história do UFC. No confronto contra Maia, o meio-médio foi finalizado pelo brasileiro, perdendo assim o duelo entre dois dos principais especialistas no grappling na atualidade. A má fase, combinada com a lesão no quadril, fez o ex-wrestler olímpico optar pela aposentadoria.

"Parabéns, Ben Askren pela carreira incrível! Você foi uma enorme inspiração para mim e muitos outros. De lutar wrestling com você no ensino médio quando eu era muito jovem a assisti-lo durante sua carreira no wrestling e no MMA. Eu aprendi muito com as suas técnicas únicas, assim como da sua mentalidade", escreveu Chris Weidman.

Antes de migrar para o MMA profissional - onde acumulou um cartel de 19 vitórias, duas derrotas e um no contest (luta sem resultado) -, Ben Askren foi bicampeão universitário de wrestling. Além disso, o lutador foi membro da equipe americana na Olimpíada de Pequim, em 2008, competindo na mesma modalidade.

Congrats @Benaskren on an amazing career!You were a huge inspiration to me and many more. From wrestling you in high school when I was very young ?to watching you throughout your wrestling and Mma careers.I learned a lot from your unique techniques as well as your mindset #funky

- Chris Weidman (@chrisweidman) November 19, 2019

Esporte