Topo

Alemanha, Holanda, Áustria e Croácia garantem vaga na Eurocopa

16/11/2019 20h08

Redação Central, 16 nov (EFE).- As seleções de Alemanha, Holanda, Áustria e Croácia garantiram nesta sábado vaga na próxima edição da Eurocopa, que acontecerá no ano que vem, em múltiplas sedes, e elevaram para 16 o número de classificados para o torneio.

Os tetracampeões mundiais, que chegaram à penúltima rodada do grupo C em situação confortável, carimbaram o passaporte graças a vitória sobre Belarus por 4 a 0, em partida disputada no estádio Borussia-Park, em Mönchengladbach.

O zagueiro Matthias Ginter abriu o placar aos 41 do primeiro tempo. Na etapa complementar, o meia Leon Goretzka anotou o segundo aos 8 minutos, e o meia Toni Kroos fez o terceiro e o quarto, aos 10 e aos 38, respectivamente.

Com a vitória, os alemães chegaram aos 18 pontos, enquanto os bielorrussos ficaram estacionados nos quatro. Apesar do fim do sonho da classificação direta, a seleção da antiga república soviética vai lutar na repescagem, que é determinada pelo desempenho na Liga das Nações.

Na segunda colocação do grupo C, com 16 pontos, está a Holanda, que se garantiu matematicamente na próxima Eurocopa ao segurar empate com a Irlanda do Norte em 0 a 0, em jogo disputado no estádio Windsor Park, em Belfast.

Os donos da casa até tiveram chance de marcar, o que manteria as duas vagas da chave abertas, mas desperdiçaram cobrança de pênalti com o meia Steven Davis, que parou na defesa do goleiro Jasper Cillessen, aos 32 do primeiro tempo.

A Irlanda do Norte é mais uma seleção que participará da repescagem, que definirá os últimos quatro classificados ao torneio.

No grupo G, a Áustria assegurou a segunda colocação, por consequência, a vaga, ao derrotar a Macedônia do Norte por 2 a 1, no estádio Ernst Happel, em Viena. O lateral-esquerdo David Alaba e o lateral-direito Stefan Lainer marcaram para os anfitriões. O atacante Vlatko Stojanovski descontou.

Com a classificação já garantida, a Polônia superou Israel por 2 a 1, fora de casa. O meia Grzegorz Krychowiak e o atacante Krzysztof Piatek anotaram os gols dos visitantes, e o atacante Moanes Dabour foi o único que conseguiu mexer no placar para a seleção mandante.

Em outro jogo pela chave, a Eslovênia, apesar da vitória sobre a Letônia por 1 a 0, em seus domínios, ficou sem chance de classificação direta. O gol solitário da partida foi marcado pelo volante Igors Tarasovs, contra as próprias redes.

Já pelo E, a Croácia se garantiu na próxima edição da Eurocopa, ao vencer a Eslováquia de virada por 3 a 1, no estádio Rujevica, em Rijeka. Os atacantes Nikola Vlasic, Bruno Petkovic e Ivan Perisic marcaram os gols dos atuais vice-campeões mundiais. O atacante Robert Bozenik descontou.

Pela mesma chave, o País de Gales se manteve com chances de classificação, ao derrotar o Azerbaijão por 2 a 0, no campo do adversário. O atacante Kieffer Moore e o meia Harry Wilson anotaram os gols do jogo disputado em Baku.

Pelo grupo I, em confronto de já classificados, a Bélgica passou pela Rússia por 4 a 1, em plena Gazprom Arena, em São Petersburgo. O meia Eden Hazard marcou duas vezes, e os atacantes Thorgan Hazard e Romelu Lukaku balançaram a rede uma vez cada. O zagueiro Georgiy Dzhikiya descontou.

A Escócia, que está garantida na repescagem, hoje superou o Chipre por 2 a 1, fora de casa. Além disso, o Cazaquistão, atuando como visitante derrotou San Marino por 3 a 1. EFE

Esporte