Topo
Esporte

Tite sobre Neymar: "A equipe precisa dele e ele precisa da equipe"

do UOL

Bruno Grossi

Do UOL, em Miami (EUA)

05/09/2019 13h06

A seleção brasileira venceu a Copa América sem contar com Neymar, que havia sido cortado dias antes do início da competição por um problema no pé direito. Mas não se engane. Para Tite, o time ainda precisa do astro. Convocá-lo mesmo sem nenhum jogo desde a lesão é prova disso. Só que o técnico faz questão de ressaltar: o atacante também depende do time para se reerguer.

"Eu mostro alguns números e dou um outro viés. Sabe qual o aproveitamento da equipe com Neymar e sem Neymar? É praticamente a mesma coisa. A equipe se fortaleceu em relação a isso. Ao mesmo tempo, Neymar é indispensável. Quando Neymar está em campo, 50% dos gols são dele ou nascem de assistência dele. A conclusão? A equipe precisa da individualidade do grande atleta. A equipe precisa do Neymar e o Neymar precisa da equipe", analisou o comandante canarinho.

Apesar dessa confiança no futebol de Neymar, Tite admite que há certo cuidado com o jogador após o período de três meses de inatividade e seguidos episódios conturbados fora de campo. A aposta é que o ambiente da seleção possa ajudar Neymar a ganhar mais ânimo e a promessa é que a comissão técnica estará em cima para que o craque volte a render bem.

"Essa é a variável que podemos trabalhar juntos. Seleção, eu, comissão e Neymar. É entender o grande desempenho dentro de campo. Eu, Fábio Mahseredjian e Ricardo Rosa (preparadores físicos) vamos estar atentos para proporcionar esse desenvolvimento. Buscamos informações com o Paris Saint-Germain e sabemos como está a parte física, a parte técnica. Ele está recuperado. Ele está pronto para jogar e ajudar", projetou Tite.

Neymar será titular da seleção amanhã (6) contra a Colômbia, no Hard Rock Stadium, em Miami. A tendência é que o técnico arme o time completo com Ederson, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Arthur e Philippe Coutinho; Richarlison, Neymar e Roberto Firmino. Tite ainda pode fazer uma mudança no treino de hoje, mas a aposta em Neymar não mudará:

"Ele é top 3 para mim. De qualidade técnica e individual, coloco Messi acima, Cristiano Ronaldo e depois abre uma outra geração, com Neymar e Hazard como os extraordinários. Eles pensam na mesma velocidade, mas Neymar executa mais rápido. Ele, em forma, é imparável. Essa retomada dele é nosso papel potencializar. Temos que dar essa oportunidade".

A vontade de ajudar Neymar passa pelo temor com o processo complicado de permanência no PSG, após longas negociações com o Barcelona. "O que eu tenho e que posso ajudar para o benefício da seleção é que ele jogue muito. A outra variável (de mercado da bola) eu não tenho. É isso que vamos trabalhar. Torço para que a situação se resolva, mas é uma variável que não está na minha alçada. Posso torcer e só", afirmou Tite.

Esporte