Topo
Esporte

Campeonato Inglês não usará VAR para monitorar goleiros nos pênaltis

20/06/2019 15h30

(Reuters) - A tecnologia do árbitro de vídeo (VAR) não será usada no Campeonato Inglês para determinar se os goleiros se afastaram da linha nas cobranças de pênalti, deixando a decisão para os árbitros de campo, noticiou o jornal Times.

O VAR estreará na liga inglesa na próxima temporada, mas a entidade Professional Game Match Officials Limited (PGMOL) decidiu que a ferramenta não será acionada se o goleiro se afastar da linha do gol para evitar novas cobranças desnecessárias.

Pelos novos regulamentos a serem adotados pelo Conselho da Associação Internacional de Futebol a partir de 1º de julho (IFAB), os goleiros precisarão estar com um pé ao menos parcialmente na linha quando o pênalti for batido, e não podem ficar nem adiante nem atrás dela.

A questão ganhou destaque depois da eliminação da Escócia da Copa do Mundo de Futebol Feminino, quando a Argentina foi orientada a recobrar um pênalti nos acréscimos porque se determinou que a goleira estava fora da linha.

Três penalidades foram repetidas no Mundial da França, porque a goleira não manteve ao menos um pé na linha, provocando um debate sobre o uso do VAR para decidir a questão.

O Campeonato Inglês não comentou a decisão de não empregar o VAR nestas instâncias, mas uma fonte corroborou a reportagem do Times, dizendo que a posição do PGMOL será analisada durante a temporada.

(Por Rohith Nair em Bengaluru)

Esporte