Topo
Esporte

Platini é detido na França em investigação sobre a Copa do Mundo do Qatar

Shaun Botterill/Getty Images
Imagem: Shaun Botterill/Getty Images
do UOL

DO UOL, com informações da agência EFE e AFP

18/06/2019 06h29

O ex-jogador da seleção francesa e ex-presidente da Uefa, Michel Platini, foi detido nesta terça-feira dentro da investigação sobre a corrupção na concessão da Copa do Mundo de 2022, no Qatar.

Platini está sob custódia policial nas instalações do Escritório Anticorrupção da Polícia Judiciária em Nanterre, próximo a Paris.

A Procuradoria Nacional de Finanças (PNF) abriu em 2016 uma investigação preliminar por suspeitas de corrupção no processo de escolha da Fifa para as sedes dos Mundiais de 2018 (Rússia) e 2022 (Catar).

A justiça francesa se interessa particularmente por uma "reunião secreta" que teria acontecido no Palácio do Eliseu em 23 de novembro de 2010, na qual teriam participado o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, o príncipe do Catar Tamim bin Hamad al-Thani e Michel Platini, que na época era presidente da Uefa e vice-presidente da Fifa.

O secretário-geral do Palácio do Eliseu durante a presidência de Sarkozy, Claude Guéant, também está sendo interrogado por investigadores da unidade anticorrupção da polícia judicial na mesma investigação, de acordo com as mesmas fontes.

A escolha do Catar como sede da Copa de 2022 pelos membros do comitê executivo da Fifa foi um dos estopins da grave crise que abala a entidade desde 2015. Em outubro de 2015, o ex-presidente da Fifa Sepp Blatter acusou a França. O dirigente suíço mencionou um "acordo diplomático" para que os Mundiais de 2018 e 2022 acontecessem na Rússia e Estados Unidos, mas este plano fracassou após "a interferência governamental de Sarkozy".

O ex-presidente francês nega qualquer intervenção. Suíça e Estados Unidos também iniciaram investigações relacionadas ao processo de escolha das sedes das duas Copas.

"A escolha do Catar para a Copa do Mundo de 2022 se deu após a intervenção política do presidente da República (da França), Nicolas Sarkozy, solicitando a Michel Platini que votasse junto a pessoas próximas pelo Catar", disse Blatter sobre o então presidente da Uefa. "Estes quatro votos fizeram a balança pesar a favor do Catar e contra os Estados Unidos.

Na votação de 2 de dezembro de 2010, a Copa do Mundo de 2018 foi atribuída à Rússia -a Inglaterra foi eliminada na primeira rodada de votação- e a edição de 2022 ficou com o Catar, que surpreendeu ao vencer os Estados Unidos.

Vale lembrar que em 2015 Platini foi suspenso por quatro anos pela Fifa por ter recebido 1,8 milhão de euros indevidamente por uma assessoria prestada a Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa, em fevereiro de 2011. O Ministério Público da Suíça declarou o dirigente inocente em 2018, mas ele ainda não conseguiu reverter a suspensão que expira neste ano.

Esporte