Topo
Esporte

Estrela da NBA se aposenta para administrar fortuna de atletas

Parker se aposentou do basquete na semana passada - Kent Smith/NBAE/Getty Images
Parker se aposentou do basquete na semana passada Imagem: Kent Smith/NBAE/Getty Images
do UOL

Randall Williams e Eben Novy-Williams

Da Bloomberg

18/06/2019 15h01

A aposentadoria de Tony Parker durou pouco.

Quatro vezes campeão da NBA, Parker se aposentou do basquete na semana passada, mas já embarca em uma nova carreira: ajudar a administrar o patrimônio e o futuro de atletas. O ex-jogador de 37 anos vai comandar a divisão de esportes, artistas e entretenimento da NorthRock Partners e supervisionar uma equipe de 20 pessoas. A consultoria financeira procura expandir uma das áreas que mais crescem em seu negócio.

"Depois de um tempo, vendo pessoas se aproveitando dos atletas, pensei que poderia usar minha experiência e trazer credibilidade", disse Parker, que ganhou mais de US$ 168 milhões durante a carreira, segundo a Sports Reference. "Não preciso do dinheiro deles, já tenho o meu. Só quero tentar oferecer uma solução aos atletas."

Obviamente, Parker não é o primeiro ex-atleta profissional a dar conselhos de investimento. Na lista dos que deixaram o esporte para entrar no mundo das finanças estão Steve Finley, do beisebol, Brian Bellows, ex-jogador de hóquei, e Wayne Chrebet, que jogou no futebol americano. Mas a NorthRock vê muitas oportunidades para Parker deixar sua marca.

Antes cliente da NorthRock, Parker entrou em contato com a empresa no ano passado, por meio de um investimento imobiliário. Vinte minutos depois da primeira conversa, o presidente da NorthRock, Rob Nelson, viu um parceiro em potencial.

"Tony é, provavelmente, um dos atletas mais bem preparados que já conheci em termos de entender sua mentalidade sobre o futuro", disse Nelson. "Quando o observo, não apenas a paixão, mas a maneira como trata as pessoas, percebo que é único."

Nascido na Bélgica e criado na França, Parker foi contratado pelo San Antonio Spurs em 2001. Parker se tornou um dos pilares dos Spurs nos anos 2000, ao lado de Manu Ginobili e Tim Duncan, sendo campeão da NBA em 2003, 2005, 2007 e 2014. Em 2007, foi o primeiro jogador europeu a receber o título MVP (sigla em inglês de jogador mais valioso) nas finais.

Parker já era ativo no mundo dos negócios bem antes de sua aposentadoria. Ele é dono do ASVEL, um clube profissional de basquete masculino e feminino em Lyon, na França. Também investiu em imóveis, tem uma fundação e planeja abrir uma escola de basquete em Lyon ainda este ano.

Com sede em Minneapolis, a NorthRock atualmente administra mais de US$ 1,5 bilhão em ativos. No começo, a empresa atendia a executivos corporativos antes de expandir as operações para áreas como esportes e entretenimento. Seus clientes incluem empresários da NBA e cerca de 45 atletas profissionais, que representam cerca de 20% dos negócios.

Esporte