Topo

Torcedores japoneses retiram lixo do Morumbi e ganham aplausos de rivais

do UOL

Diego Salgado, José Edgar de Matos e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

17/06/2019 23h01

A torcida do Japão deu espetáculo ao fim da partida de hoje à noite, no Morumbi, com a vitória do Chile por 4 a 0, pela primeira rodada da Copa América. Assim como fizeram no Mundial de 2014, eles retiraram o lixo da arquibancada assim que o árbitro apitou o fim do confronto. A atitude arrancou aplausos de brasileiros e chilenos presentes no estádio.

"Fazemos sempre isso em todos os estádios", disse Hirokazu Tsunoda, que veio ao Brasil apenas para acompanhar a competição. "É uma forma de agradecer por termos assistido ao jogo e também de manter o local limpo para as pessoas que forem utilizar esse espaço depois", completou Yoichi Hashimoto.

A ideia deles é repetir a ação nas outras partidas do Japão na competição. O próximo desafio da equipe será na quinta-feira, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, contra o Uruguai. A conduta dos japoneses também teve o apoio de torcedores que vivem no Brasil e foram prestigiar o time oriental.

"Recolher o lixo é o mínimo que fazemos, é o óbvio", disse Yuta Komura, de 21 anos, que estuda linguística na USP e mora no Brasil há 4 meses. O estudante estava ao lado de três amigos, que estudam no Rio de Janeiro. Todos são de Osaka e fazem intercâmbio no país.

Esporte