Topo

Caminho certo? Santos nunca iniciou tão bem o BR nos pontos corridos

Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC
do UOL

Do UOL, em Santos (SP)

2019-06-17T04:00:00

17/06/2019 04h00

Atual vice-líder do Campeonato Brasileiro, atrás apenas do Palmeiras, o Santos de Jorge Sampaoli acumula números expressivos nesta primeira parte da competição - antes da Copa América. São 20 pontos somados em nove jogos disputados, um aproveitamento (74%) que representa o melhor início do time na Era dos pontos corridos, adotada a partir de 2003.

Até aqui, o melhor começo de Campeonato Brasileiro - levando em conta as nove rodadas iniciais - pertencia às equipes de 2005 e 2006, anos seguintes ao do título nacional conquistado em 2004, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo.

Com Jorge Sampaoli, o Santos só perdeu uma partida na competição, e justamente para o atual líder Palmeiras - que ainda não foi derrotado e tem até aqui incríveis 92% de aproveitamento.

Além do bom aproveitamento nos números, a campanha atual carrega ainda um ar de 'bom futebol'. Com Jorge Sampaoli, a equipe dá prioridade à posse de bola e não admite 'ganhar de qualquer jeito', algo que inclusive rendeu uma declaração em tom de desabafo do argentino, criticado por parte da torcida por conta das eliminações na Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e Campeonato Paulista.

No Campeonato Brasileiro, o time tem a possibilidade de se recuperar de um eventual tropeço, mas até aqui vem conseguindo, na maioria dos jogos, cumprir o objetivo destinado por Sampaoli: vencer jogando bonito.

Agora, resta saber se o Santos conseguirá manter - ou até aumentar - o ritmo depois da parada para a Copa América. Certo é, porém, que o estilo da equipe continuará o mesmo com Jorge Sampaoli no comando.

"[Sequência no Brasileiro] Vai depender de como a equipe vai se manter. Também há aquelas equipes que vão melhorar. Temos que manter o estilo durante o ano todo, que não é fácil, mas vamos tentar. Nesta parada vamos nos aprofundar nesta ideia de jogar desta forma em qualquer lugar. Isso é o que temos que melhorar", analisou o técnico após a vitória contra o Corinthians, na Vila Belmiro.

O próximo adversário do Santos após a parada da Copa América é o Bahia, time que hoje ocupa a oitava colocação da tabela, com 14 pontos somados em nove partidas.

Mais Esporte