Topo
Esporte

Hamilton sofre, mas vence em Mônaco, e punição tira Verstappen do pódio

Lewis Hamilton homenageou Niki Lauda após a conquista da vitória no GP de Mônaco hoje de manhã - Benoit Tessier/Reuters
Lewis Hamilton homenageou Niki Lauda após a conquista da vitória no GP de Mônaco hoje de manhã Imagem: Benoit Tessier/Reuters
do UOL

Do UOL, em São Paulo

26/05/2019 11h57

Mesmo correndo abaixo dos padrões da Mercedes e diante de dificuldades com pneus que geraram uma série de reclamações via rádio, o inglês Lewis Hamilton segurou seus adversários, liderou de ponta a ponta e venceu o GP de Mônaco, sexta etapa da temporada 2019 da Fórmula 1. O pentacampeão venceu pela quarta vez na temporada e aumentou sua vantagem na liderança do campeonato em relação ao companheiro Valtteri Bottas, que terminou em terceiro lugar hoje.

O finlandês só obteve essa posição porque Max Verstappen (HOL/Red Bull Racing), que cruzou a linha de chegada em segundo em uma corrida de muita aproximação ao inglês, pagou uma punição de cinco segundos por passar Bottas de forma insegura nos boxes e foi deixado em quarto. Assim, Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) ficou com a vice-liderança no circuito de Monte Carlo.

LEIA MAIS

Hamilton, Bottas e Verstappen mantiveram as primeiras posições logo após a largada, e grandes mudanças ocorreram apenas nas últimas posições, como as ultrapassagens de Robert Kubica (POL/Willians) para cima de Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo) e George Russell (ING/Williams). Inclusive, quando o italiano foi para cima do polonês para recuperar posição, na 16ª volta, uma leve batida deixou os dois carros, além da Ferrari de Leclerc, parados na pista.

Leclerc tenta, mas abandona prova

O monegasco, aliás, foi personagem marcante da corrida. Ele terminou o treino classificatório em 16º em razão de um erro de estratégia da Ferrari, mas largou uma posição à frente após punição de Giovinazzi. Na pista ele rapidamente tomou posições. Fez ótima ultrapassagem sobre Romain Grosjean (FRA/Haas) e chegou à 12ª colocação. Quando tentou passar Nico Hulkenberg (ALE/Renault) na Rascasse acabou batendo o pneu na proteção e furou o pneu. Sua corrida foi totalmente prejudicada. O pneu ficou destroçado e espalhou lixo pela pista até que ele chegasse aos boxes. Leclerc ainda parou duas vezes até abandonar a prova na volta 18.

Charles Leclerc - Divulgação/F1 - Divulgação/F1
Pneu destroçado deixou lixo na pista e exigiu a presença do safety-car em Monte Carlo
Imagem: Divulgação/F1

O acidente que sepultou a prova de Charles Leclerc colocou o safety-car na pista durante a limpeza e vários pilotos foram aos boxes, que teve congestionamento na saída. Foi justamente no retorno à pista que Verstappen tocou no carro de Bottas e ganhou a segunda posição. Bottas ainda parou de novo para trocar pneus e perdeu mais uma posição. Após alguns minutos a organização confirmou punição de cinco segundos para Verstappen por deixar os boxes de maneira insegura.

Emoção após punição

A punição de Verstappen, que andava colado no carro de Lewis Hamilton, deu emoção ao GP de Mônaco. O próprio inglês admitiu à Mercedes, via rádio, que estava andando mais lentamente do que o normal em razão dos pneus, então só segurava os outros carros. O time manteve a estratégia, mesmo com o holandês da Red Bull próximo. Para aumentar as expectativas, foi neste momento em que a chuva começou a engrossar em Mônaco.

A chuva não foi capaz de mudar o curso da prova e as grandes disputas por posição ocorreram somente em posições intermediárias, como Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo) tentando passar Lance Stroll (CAN/Racing Point) e Sergio Perez (MEX/Racing Point) partindo para cima de Kevin Magnussen (DIN/Haas). Enquanto isso, na liderança, Verstappen não tentou a ultrapassagem sobre Hamilton, que reclamava frequentemente sobre as condições de seu pneu dianteiro esquerdo. A Mercedes não tinha um pit-stop nos planos e manteve o inglês na pista.

Naquele momento, o excesso de reclamações de Hamilton causava discussão com os engenheiros da equipe via rádio. Ele considerava impossível segurar os carros com seu pneu naquelas condições, mas a equipe insistiu. A corrida chegou a um estágio em que Hamilton podia vencer se o carro mantivesse o ritmo, Vertappen podia vencer se ultrapassasse Hamilton e abrisse os cinco segundos de vantagem e até Vettel poderia vencer se os dois primeiros se embolassem.

Vettel - Boris Horvat/AFP - Boris Horvat/AFP
Vettel ganhou posição de Bottas e teve esperança de vencer o GP até os últimos minutos
Imagem: Boris Horvat/AFP

A três voltas do fim, e com mais potência de motor, Verstappen fez a última aposta para passar Hamilton, mas o inglês defendeu bem a posição, os carros colidiram, e o cenário não se alterou. Mais uma vitória para o inglês em 2019.

Veja a classificação final do GP de Mônaco:

1º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
2º - Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
3º - Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
4º - Max Verstappen (HOL/Red Bull Racing)
5º - Pierre Gasly (FRA/Red Bull Racing)
6º - Carlos Sainz Jr (ESP/McLaren)
7º - Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)
8º - Alexander Albon (TAI/Toro Rosso)
9º - Daniel Ricciardo (AUS/Renault)
10º - Romain Grosjean (FRA/Haas)
11º - Lando Norris (ING/McLaren)
12º - Kevin Magnussen (DIN/Haas)
13º - Sergio Perez (MEX/Racing Point)
14º - Nico Hulkenberg (ALE/Renault)
15º - George Russell (ING/Williams)
16º - Lance Stroll (CAN/Racing Point)
17º - Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo)
18º - Robert Kubica (POL/Williams)
19º - Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo)
Abandonou - Charles Leclerc (MON/Ferrari)

Esporte