Topo

Barça vence a Real Sociedad e se aproxima de título antecipado do Espanhol

ALBERT GEA/REUTERS
Barcelona comemora gol de Lenglet contra a Real Sociedad Imagem: ALBERT GEA/REUTERS
do UOL

Do UOL, em São Paulo

2019-04-20T17:36:48

20/04/2019 17h36

O Barcelona deu mais um passo importante rumo ao título do Campeonato Espanhol. Quatro dias após avançar à semifinal da Liga dos Campeões, o time catalão venceu a Real Sociedad por 2 a 1 no Camp Nou na tarde de hoje (20) e manteve vantagem confortável na liderança da competição após 33 rodadas - nove pontos de vantagem para o segundo colocado.

Após tropeçar diante do Huesca na última rodada, o Barça conseguiu a vitória de forma convincente, mas também com um pouco de emoção. A equipe saiu na frente com Lenglet no fim do primeiro tempo e viu a Real Sociedad empatar com Juanmi na segunda etapa. Em resposta imediata, no entanto, Jordi Alba colocou o time catalão novamente em vantagem.

Com o resultado, o Barcelona lidera com 77 pontos - nove à frente do Atlético de Madri, que ganhou do Eibar na manhã deste sábado e ocupa a segunda posição. A Real Sociedad ocupa a décima colocação, com 41.

O Barcelona volta a campo na próxima terça-feira (23) contra o Alavés pela 34ª rodada do Espanhol. Dois dias depois, a Real Sociedad recebe o Villarreal.

O melhor: Messi não marca, mas dá assistência decisiva

PAU BARRENA/AFP
Imagem: PAU BARRENA/AFP
Lionel Messi não deixou o dele na vitória, mas teve participação decisiva no placar. Logo após o Barcelona sofrer o empate, o argentino deu a assistência que deixou Jordi Alba em condição de marcar e recolocar o time em vantagem. O camisa 10 mostrou que estava com fome de gol e chegou até a prender demais a bola em algumas jogadas, mas sempre levando muito perigo à Real Sociedad.

O pior: apagado, Willian José perde boa chance

Willian José não fez uma grande partida, mas teve uma chance de ouro ainda no primeiro tempo, quando o placar ainda estava 0 a 0. Após Juanmi ter uma finalização defendida por Ter Stegen, o brasileiro teve a chance de completar com gol aberto no rebote e mandou por cima da meta. O lance poderia ter mudado a sorte da Real Sociedad no confronto.

Barça leva susto, mas abre placar no fim do 1º tempo

O Barcelona controlou as ações ao longo do primeiro tempo, mas um lance perto do intervalo poderia ter mudado o rumo da partida. Apesar do domínio do time da casa desde o início do confronto, foi a Real Sociedad que teve a primeira chance clara para marcar. Aos 35 minutos, Juanmi apareceu livre na área ao receber passe pelo alto e bateu em cima de Ter Stegen. No rebote, o brasileiro Willian José mandou por cima do gol.

Pouco depois do susto, o Barça abriu o placar. Aos 44 minutos, Dembélé cobrou escanteio da esquerda e Lenglet ganhou disputa pelo alto para cabecear para a rede.

Castigo? Coutinho começa no banco

Após comemorar o golaço contra o Manchester United de forma polêmica, Philippe Coutinho iniciou a partida de hoje no banco de reservas. Ele foi poupado pelo técnico Ernesto Valverde no confronto deste fim de semana e só foi acionado aos 25 minutos da segunda etapa. Além do brasileiro, o volante Sergio Busquets também ganhou descanso, mas entrou aos 10 minutos do segundo tempo na vaga de Arthur.

Vale ressaltar que, na última quinta-feira (18), Coutinho se manifestou sobre o assunto e disse não ter desrespeitado ninguém com o gesto - na ocasião, ele celebrou o gol na vitória por 3 a 0 contra o United tapando os ouvidos com os dedos, em resposta às críticas que vêm sofrendo na Espanha. Em campo na tarde de hoje, o brasileiro recebeu um misto de aplausos e vaias da torcida.

Após sofrer empate, Barça dá resposta imediata

ALBERT GEA/REUTERS
Imagem: ALBERT GEA/REUTERS
A vitória do Barcelona chegou a ser ameaçada, mas por pouco tempo. Aos 16 minutos do segundo tempo, Merino deu um passe milimétrico para Juanmi, que se esticou para completar para o gol. A igualdade no placar, no entanto, durou pouco. A Real Sociedad nem teve tempo de comemorar e, aos 18 minutos, Jordi Alba recebeu assistência de Messi, cortou a marcação e bateu cruzado para colocar o Barça novamente em vantagem.

A jogada chegou a ser revista pelo árbitro de vídeo por conta de uma possível participação de Dembélé, em posição irregular, mas o VAR confirmou o gol.

Willian José passa em branco

Willian José teve a chance, mas não conseguiu manter o bom retrospecto diante do Barcelona. O brasileiro passou em branco contra um adversário que ele está acostumado a marcar desde que chegou à Espanha. Antes deste sábado, o atacante somava quatro gols em seis jogos contra o time catalão - três gols pela Real Sociedad e um pela Las Palmas.

Apesar de não marcar e ter atuação discreta, o atacante ex-São Paulo protagonizou um belo lance no segundo tempo, quando deu uma caneta em Vidal.

O que falta?

Com a vitória neste sábado, o Barcelona precisa de mais duas vitórias nos próximos cinco jogos para confirmar o título do Campeonato Espanhol sem depender de outros resultados. Neste cenário, o time catalão somaria 83 pontos e não poderia mais ser ultrapassado pelo segundo colocado - o Atlético de Madri pode até atingir os mesmos 83 pontos caso vença todas as partidas até o fim da competição, mas leva desvantagem no critério de desempate pelo confronto direto.

Os próximos compromissos do Barça na competição são contra Alavés (fora), Levante (casa), Celta de Vigo (fora), Getafe (casa) e Eibar (fora).

Mais Esporte