PUBLICIDADE
Topo

Novo Mundial, novas regras, novos torneios... confira as mudanças que estão previstas para o futebol

19/03/2019 16h35

O futebol vive uma constante evolução e é mais dinâmico do que podemos ver. Além das mudanças cotidianas que acontecem durante as partidas e os campeonatos, teremos novos tempos em relação à disputa do esporte mais popular do mundo.

A partir da próxima temporada, o futebol que conhecemos continuará em mudanças, tanto de regras quanto na adição de novas fórmulas de disputas, além da possível criação de novos campeonatos. LANCE! mostra quais serão as mudanças.

FINAIS SUL-AMERICANAS EM JOGO ÚNICO

Assim como acontece na Liga dos Campeões e na Liga Europa, a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana passarão a ter um jogo único para decidir quem levará os troféus das competições mais importantes do continente.

Anteriormente decidida em dois jogos de ida de volta, a partir de 2019 já teremos o jogo único e com local definido. A final desta temporada acontecerá no Estádio Nacional, em Santiago, no Chile, no dia 23 de novembro. Além disso, a Copa Sul-Americana também terá jogo único e decisão será em Lima, no Peru.

NOVAS REGRAS DO FUTEBOL

Apesar das muitas mudanças feitas nas regras do futebol desde que foi inventado, a nova 'atualização' terá modificações bem simples e de fácil entendimento.

Serão elas: qualquer toque de mão que resulte em gol será anulado; o jogador substituído não precisará necessariamente deixar o gramado pelo meio de campo; jogador pode encostar na bola dentro da área após o tiro de meta e os treinadores poderão ser advertidos com cartões.

NOVO MUNDIAL DE CLUBES

A partir de 2021, o Mundial de Clubes que conhecemos passará a ter outro formato. De acordo com o resultado da reunião do conselho da Fifa, na última semana, o torneio passará a ser disputado por 24 clubes, divididos em oito grupos de três times.

Entretanto, apesar de ser o continente com mais vagas na competição, a Europa parece não ter curtido o formato, e de acordo com a imprensa espanhola, a Associação de Clubes Europeus afirmou que pelo menos 232 clubes, contando os gigantes Real Madrid, Barcelona, e Manchester United não irão disputar o 'novo' Mundial de Clubes.

48 SELEÇÕES NA COPA DE 2022?

Assim como o Mundial de Clubes, em 2022 provavelmente a Copa do Mundo que conhecemos terá mudanças significativas. O formato com 48 seleções e três países sedes, anteriormente previsto para a Copa de 2026, deve ser antecipado para o Mundial do Catar.

De acordo com as declarações de Gianni Infantino, presidente da Fifa, a entidade está perto de conseguir o adiantamento do formato para a próxima Copa e tudo depende da votação final em um congresso em junho, onde os 212 países filiados irão aprovar ou não a mudança.

SUPERCOPA DO BRASIL

Assim como acontece em vários países no futebol europeu, o Brasil terá uma Supercopa, torneio disputado pelo vencedor da Copa do Brasil, e o campeão do Brasileirão.

O torneio, que já teve duas edições em 1990 e 1991, voltará em 2020 e será o primeiro troféu em disputa na temporada. Caso o mesmo time vença a Copa do Brasil e o Brasileiro, a Supercopa será realizada com o vice-campeão brasileiro.

SUPERCOPA DA ESPANHA

Diferentemente da Supercopa do Brasil, a Supercopa da Espanha não será mais disputada em jogo único entre o campeão da Liga Espanhola e o vencedor da Copa do Rei.

De acordo com a Federação Espanhola, o torneio passará a ser disputado em formato de quadrangular, com os dois primeiros times do Espanhol e o campeão e o vice da Copa do Rei. Em caso dos mesmos times ocuparem as vagas, o 'Final Four' será com os dois times semifinalistas da Copa do Rei.

EUROCOPA 2020

No próximo ano, a Eurocopa também terá uma mudança curiosa em relação a edição disputada em 2016. O segundo maior torneio de seleções, atrás somente da Copa do Mundo, terá nada menos do que 12 países sediando as partidas.

A Euro terá como sedes: Inglaterra, Alemanha, Itália, Russia, Azerbaijão, Romênia, Irlanda, Holanda, Espanha, Hungria, Escócia e Dinamarca. As sedes serão divididas entre os grupos, e a decisão do torneio será em Londres, no Estádio de Wembley.

Esporte