PUBLICIDADE
Topo

Saiba quem é freguês de quem nos principais clássicos da Europa

04/03/2019 11h16

O Barcelona venceu o Real Madrid, neste sábado, por 1 a 0 e fez história. Pela primeira vez, desde 1932, o clube catalão ultrapassou o rival em número de vitórias. Agora, são 96 triunfos contra 95 do rival, em um dos maiores clássicos da história.

Outros dérbis ao redor da Europa chamam a atenção por conta de suas rivalidades históricas, como Internazionale e Milan, Benfica e Porto, Manchester United e Liverpool, entre outros. Confira quem é freguês de quem nos principais clássicos europeus.

PORTUGAL

Em um dos maiores clássicos de Portugal, o duelo é apertado. O Porto leva a melhor com 93 triunfos, enquanto o Benfica tem 88 vitórias, ao todo. Os 240 jogos entre os dois clubes ainda se encontram 60 empates. Os Encarnados, porém, fizeram mais gols: 379 contra 347. Ao todo, são 32 gols a mais. Os Águias também tem mais título de Campeonato Português: 36 contra 28.

LIVERPOOL E UNITED

Apesar de não serem da mesma cidade, Liverpool e Manchester United fazem um dos maiores clássicos da Inglaterra. O United tem mais vitória: são 80 contra 67, além de 57 empates. Ryan Giggs é o jogador que mais disputou o clássico, com 48 jogos pelos Diabos Vermelhos. A maior goleada foi em 1895: um 7 a 1 do Liverpool. O Manchester ganhou o Inglês, 20 vezes e o Liverpool, 18. Na Champions, os Reds tem vantagem: 5 a 3.

DUELO ALEMÃO

Outro grande clássico que não é local, mas de âmbito nacional é Bayern de Munique e Borussia Dortmund. Os Bávaros somam 55 vitórias contra 31 dos Aurinegros. A maior goleada do confronto foi um sonoro 11 a 1, em 1972, com quatro gols da lenda Gerd Müller. Em títulos, vantagem do Bayern: 28 do Alemão contra oito do Borussia.

DERBI DE MADRI

Os duelos no Dérbi de Madrid se intensificou nos últimos anos, com a melhora dos Colchoneros. O Real Madrid, porém, segue mais vitorioso, com o dobro de vitórias: 140 a 70, além de 67 empates. Em títulos a fregueis continua: são 33 Espanhóis para os Merengues contra dez do Atleti, além de 13 Liga dos Campeões contra nenhum título da competição para os Colchoneros.

EM LONDRES

Arsenal e Tottenham fazem um dos principais clássicos de Londres. Os Gunners levam vantagem: são 82 vitórias contra 64 dos Spurs, além de 52 empates. O maior artilheiro do confronto, na Premier League, é Harry Kane, que atingiu a marca dos nove gols, neste sábado, no empate em 1 a 1.

EM LONDRES II

Chelsea e Arsenal fazem outro grande clássico de Londres. O Arsenal segue superior, com 77 vitórias contra 62 pelo lado dos Blues, além de 47 empates. Na Premier League, o Arsenal tem a vantagem de títulos, com 13 conquistas contra seis do Chelsea. Os Gunners, porém, nunca venceram a Liga dos Campeões, o Chelsea sim.

CLÁSSICO DA CAPITAL

No 'Derbi della Capitale', Roma e Lazio fazem um dos principais clássicos da Itália. Ao longo de 165 jogos, a Roma tem a vantagem de 61 vitórias contra 44 do rival, além de 60 empates. Em títulos, os Giallorossi também tem vantagem: são três do Italiano e nove Copas da Itália, contra dois e seis, respectivamente, para a Lazio.

RIVAIS DE MILÃO

Outro grande clássico local e da Itália é Internazionale e Milan. As equipes dividem o mesmo estádio, mas o chamam de nome diferente. Para os Nerazzurri é Giuseppe Meazza, para os Rossoneri: San Siro. Na história, o Milan tem vantagem, com 116 vitórias contra 110 para o Inter de Milão, além de 83 empates.

DUELO DE MANCHESTER

Em 3 de outubro de 1891, Manchester United e Manchester City se enfrentaram pela primeira vez. Os Diabos Vermelhos venceram, por 5 a 1. Desde então, o United manteve a hegemonia no clássico: ao todo, foram feitos 177 partidas, com 73 vitórias do United, 53 do City e 52 empates. Wayne Rooney, com 11 gols, é o artilheiro do clássico. A maior goleada foi um 6 a 1, do United, em 1926, mas 85 anos depois, em 2011, o City devolveu o placar histórico.

Esporte