PUBLICIDADE
Topo

Renato Augusto marca na primeira rodada do Chinesão. Veja todos os brasileiros na elite do futebol do país

01/03/2019 16h02

Nesta sexta-feira se deu início mais uma temporada do Campeonato Chinês e já teve brasileiro deixando sua marca na estreia. Um dos principais jogadores da competição, Renato Augusto garantiu a vitória do Beijin Guoan por 1 a 0 contra o Wuhan Zall. Além do meio campista ex-Fla e Corinthians, o meia Oscar, ex-São Paulo e Internacional também balançou as redes no triunfo do Shangai SIPG. O LANCE! listou todos os brasileiros que vão disputar a Superliga da China em 2019 e conversou com alguns deles sobre a expectativa para a temporada.

RENATO AUGUSTO - BEIJING GUOAN

Um dos principais jogadores da liga chinesa, Renato Augusto chegou ao país em 2016, contratado junto ao Corinthians pelo Beijin Guoan. Desde então foram três temporadas de sucesso, sendo a última em 2018 a mais produtiva, com maio número de gols do meia e um título da Copa da China.

- Fizemos uma boa temporada em 2018, liderando boa parte do campeonato, mas perdemos um pouco da força no fim, desperdiçando pontos importantes, e acabamos superados por duas grandes forças, que são Shanghai e Guangzhou. Mas estamos confiantes em fazer mais uma boa temporada, o clube se reforçou com alguns bons jogadores chineses e vamos brigar pelos títulos, tanto da Superliga quanto da Champions da Ásia. - falou Renato Augusto ao L!

HULK - SHANGHAI SIPG

Também chegado ao futebol chinês em 2016 quando deixou o Zenit para se juntar ao Shanghai SIPG, o atacante se tornou um dos atletas mais importantes da equipe. Hulk foi importante para a conquista do título nacional no passado e conquistou também a Supercopa da China neste ano, que abriu a temporada.

- Foi importante começar a temporada com título, vamos comemorar agora, mas sabemos que a Superliga é um dos maiores objetivos e vamos defender o título com unhas e dentes. Em três meses, conquistamos dois títulos, que são importantes na história do clube. Temos que ter humildade. Não vamos assumir a hegemonia do futebol no país, porque também existem outros clubes como o Evergrande, mas sambemos da nossa capacidade em busca dos nossos objetivos. - comentou Hulk ao L!

GIL - SHANDONG LUNENG

Contratado em 2016 pelo Shandong Luneng após o título brasileiro com o Corinthians no ano anterior, o zagueiro é um dos principais jogadores da equipe chinesa e já balançou a rede oito vezes.

- Vou para minha quarta temporada aqui e já deu para sentir o quanto o campeonato é disputado e equilibrado. Na parte de cima ao menos umas cinco equipes em condições de brigar pelo título, mas no meio tudo muito parelho. Expectativa é de repetir o ano passado e brigar pela conquista. Temos uma equipe forte, com um setor defensivo bem equilibrado e jogadores de frente que podem decidir. Existe um bom conjunto e conseguimos fazer uma boa pré-temporada. - disse Gil ao L!

ALAN KARDEC - CHONGQING LIFAN

No boom do mercado chinês, em 2016, Alan Kardec foi mais um dos alvos dos clubes asiáticos e foi contratado Chongqing Lifan depois de defender o São Paulo. De lá pra cá, o atacante de 30 anos já balançou as redes em 33 vezes.

- Estamos iniciando mais uma temporada na China e o nosso time se qualificou e está pensando em coisas maiores nesse ano. Em 2018, lutamos na parte de baixo da tabela e queremos inverter essa situação em 2019. Sabemos que têm outras equipes fortes, mas temos noção da nossa qualidade e espero que o Chongqing consiga brigar pelos títulos que vamos disputar. Particularmente, espero, também, que seja mais uma temporada de muitos gols, para ajudar a equipe a alcançar os objetivos. - disse Kardec ao L!

ELKESON - SHANGHAI SIPG

Um dos atletas brasileiros que está a mais tempo no futebol chinês é o atacante Elkeson. Depois de se destacar pelo Botafogo em 2012, o jogador foi contratado no ano seguinte pelo Guangzhou Evergrande, onde conquistou três títulos da liga nacional. Em 2016 foi contratado pelo Shanghai SIPG, time que defende até hoje.

- A expectativa para essa temporada é a melhor possível. Vamos em busca do título inédito da Champions da Ásia e do bi do Campeonato Chinês. Vai ser uma temporada difícil, mas estamos preparados para conquistar títulos. - comentou Elkeson ao L!

ANDERSON TALISCA - GUANGZHOU EVERGRANDE

Depois de se destacar no Bahia há 5 anos, Talisca foi comprado pelo Benfica, onde ficou duas temporadas até ser emprestado ao Besiktas. No meio do ano passado, Talisca foi emprestado ao Guangzhou, onde impressionou, fazendo com que os chineses comprassem os direitos do jogador.

- Muito bom começar a temporada vencendo. Ainda mais dentro de casa. Fiquei feliz pela minha atuação hoje, apesar de o gol não ter saído. Sei que ajudei a minha equipe no que foi preciso. Agora é focar no jogo pela Liga dos Campeões da Ásia, que também é um dos nossos objetivos na temporada. - disse Talisca após a estreia com vitória do time na Superliga neste sábado por 3 a 0 contra o Tianjin Quanjian.

ALAN - TIANJIN QUANJIAN

Alan chegou na China em 2015, quando foi contratado pelo Guangzhou Evergrande, time que defendeu até a temporada passada. Ao fim de 2018 o jogador de 29 anos acertou sua ida para o Tianjin Quanjian.

- Sou muito grato ao Guangzhou pelos anos em que passei no clube, por toda a parceria nesse tempo e pelo que conquistamos juntos. Mas precisava de um novo desafio na minha vida e surgiu a possibilidade de defender o Tianjin, que foi boa para todas as partes. É um clube que está se reestruturando e fazer parte disso é desafiador e motivador para a sequência da carreira. Espero que possamos fazer uma boa temporada.

FERNANDINHO - CHONGQING LIFAN

Depois de boa temporada no Grêmio em 2017, Fernandinho chamou atenção dos chineses do Chongqing Lifan que contratou o jogador. Em 2018 pelo time asiático, o atacante jogou 28 partidas e marcou seis gols.

- Estamos mais preparados neste ano e recebemos bons reforços. A tendência é a equipe melhorar e crescer neste ano. A Liga Chinesa é muito competitiva e não dá pra pensar que se chegará aqui e vai ganhar porque você é estrangeiro. Os chineses cresceram muito e temos muitos jogadores de qualidade que fazem a diferença. Eu treinei forte, já estou plenamente adaptado ao país e não posso me queixar. A vida aqui é das melhores e não há como pensar diferente do que fazer um ótimo trabalho. - falou Fernandinho.

RAFAEL SILVA - WUHAN ZALL FC

Com passagens pela categoria de base do Corinthians e pelos profissionais do Coritiba no início da década, o atacante Rafael Silva foi contratado pelo Wuhan Zall em 2018 e brilhou fazendo 23 gols em 23 partidas disputadas.

- A expectativa é a melhor possível. Conseguimos o título e o acesso ano passado, então estamos focados em fazer mais uma grande temporada, agora na Super Liga. Sabemos a dificuldade, mas trabalhamos forte na pré temporada e vamos em busca dos nossos objetivos. Espero poder ajudar a equipe, não só com gols, mas também com muita vontade, correndo com meus companheiros. Ano passado foi muito bom pra mim e hoje me sinto mais adaptado e preparado para essa temporada. - falou o atacante ao L!

FERNANDINHO HENRIQUE - CHONGQING LIFAN

Revelado nas categorias de base do Fla e sem muitas oportunidades nos profissionais, o atacante Fernandinho Henrique foi contratado pelo Chongqing Lifan em 2015 e hoje já tratado como um dos ídolos da equipe que defende há quatro anos.

- Os torcedores do Lifan têm um carinho enorme por mim. Depois dos jogos em casa eu sempre toco bumbo e interajo com eles. Essa boa relação é fruto do trabalho que realizei ao longo desses anos. Hoje sou capitão da equipe, vivo um dos melhores momentos da minha carreira, e espero poder ajudar a equipe a fazer uma boa estreia e competição. - disse o jogador de 25 anos ao L!

Além dos 10 já citados outros nomes brasileiros também se fazem presentes na elite do Campeonato Chinês, como Paulinho (Guangzhou), Oscar (Shangai SIPG), Roger Guedes (Shandong Luneng), Ramires e Alex Teixeira (Jiangsu Suning), Alexandre pato (Tianjin Quanjian), Henrique dourado (Henan Jianye), Ivo (Beijing Renhe), Fernando Caranga (Henan Jianye), Marcão (Hebei Fortune), Renatinho (Guangzhou R&F), Geuvânio (Tianjin Quanjian), Jhonathan (Tianjin Teda) e Leo Baptistão (Wuhan Zall).

Esporte