PUBLICIDADE
Topo

Sepp Maier e Dino Zoff comemoram aniversário. Veja outros goleiros que fizeram história por suas seleções

28/02/2019 20h28

Duas lendas do futebol mundial, Sepp Maier e Dino Zoff foram cruciais para os títulos mundiais de suas seleções. Uma curiosidade une esses dois goleiros históricos: neste dia 28 de fevereiro, eles fazem aniversário.

Além da dupla, outros arqueiros fizeram história por suas seleções em Copas do Mundo. Casos de Taffarel e Gilmar, campeões mundiais pela Seleção Brasileira. Mais recentemente e em atividade, Buffon, Casillas e Neuer são os expoentes da posição.

SEPP MAIER

Sepp Maier completa 75 anos de idade neste 28 de fevereiro. Nascido em Haar, na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, o ex-goleiro fez história com a camisa do Bayern de Munique, único clube de sua carreira, onde conquistou três títulos da Liga dos Campeões.

Pelo time bávaro, ele conquistou ainda um Mundial de Clubes, uma Recopa, quatro Copas da Alemanha e cinco Bundesligas. Pela seleção, ele foi um dos grandes nomes da conquista de 1974, na surpreendente vitória sobre o carrossel holandês, do craque Johan Cruyff. Ainda faturou uma Eurocopa.

DINO ZOFF

Dino Zoff foi um dos grandes expoentes de sua geração. Completando 77 anos nesta quinta-feira, o goleiro fez 842 jogos em clubes, entre eles Udinese, Mantova, Napoli e Juventus. Conquistou seis Campeonatos Italianos e duas Copas da Itália, além de uma edição da Liga Europa.

Zoff esteve em quatro Copas do Mundo, atuando em três delas. Em sua última, em 1982, ajudou a Itália a faturar o título mundial, passando pelo Brasil na conhecida "Tragédia do Sarriá". O goleiro também faturou pela Azzurra uma Eurocopa.

GYLMAR DOS SANTOS NEVES

Gylmar dos Santos Neves foi um dos maiores goleiros da história do futebol. Ele foi bicampeão mundial com a Seleção Brasileira em 1958 e 1962, ao lado de astros como Pelé e Garrincha.

Fez história também também defendendo as cores de Corinthians e Santos. No Alvinegro praiano, ganhou a Libertadores e o Mundial de Clubes em 1962 e 1963, além de outros títulos.

GORDON BANKS

Conhecido por ter feito a "defesa do século" após parar cabeçada de Pelé na Copa de 1970, Gordon Banks foi um dos maiores goleiros da história do futebol. Ele ajudou a seleção da Inglaterra a conquistar o título mundial em 1966, no único título do país na competição até hoje.

Apesar de toda sua técnica embaixo das traves, Banks atuou em times de menor expressão em toda sua carreira. Ele jogou por Chesterfield, Leicester e Stoke City, na Inglaterra, além de atuar no futebol dos Estados Unidos, Irlanda e África do Sul. No último dia 12 de fevereiro, faleceu em Stoke-on-Trent, na Inglaterra, aos 81 anos.

TAFFAREL

Outro grande nome da posição entre os brasileiros, Claudio Taffarel disputou três Copas do Mundo pela Seleção Brasileira, sendo campeão em 1994. Ficou ainda mais conhecido pelas suas defesas em cobranças de pênaltis.

No futebol brasileiro, Taffarel passou pelo Internacional (clube no qual foi revelado) e Atlético-MG. Na Europa, jogou por Parma, Reggiana e Galatasaray.

BUFFON

Um dos maiores goleiros da história, Gianluigi Buffon é um dos grandes expoentes da posição. Ainda em atividade apesar dos 41 anos de idade, o jogador faturou a Copa do Mundo de 2006 pela seleção da Itália.

Pela Juventus, Buffon ganhou quase tudo, faltando apenas a Liga dos Campeões, batendo na trave duas vezes. Ele conquistou ainda nove Campeonatos Italianos, seis Supercopas da Itália e cinco Copas da Itália. Atualmente, ele está no PSG

CASILLAS

Outro goleiro que está em atividade, Iker Casillas fez história ao conquistar a Copa do Mundo de 2010, a primeira da Espanha em toda a sua história. Ele também foi titular nos dois títulos da Eurocopa, em 2008 e 2012. Aos 37 anos, ele tem 167 jogos pela Fúria.

Atualmente no Porto, Casillas fez seu nome defendendo o Real Madrid, onde ficou 17 temporadas. Conquistou três Ligas dos Campeões, dois Mundiais de Clubes e duas Supercopas da Europa, além de cinco Campeonatos Espanhóis.

NEUER

Mais novo de todos os citados, Manuel Neuer, de 32 anos, pode ser considerado um inovador em sua posição. Apesar de ser goleiro, ele tem como uma das principais características a facilidade na saída de bola, que ajudou a Alemanha a ganhar a Copa do Mundo de 2014, após passar pelo Brasil na semifinal, na fatídica goleada por 7 a 1.

Neuer é capitão do Bayern de Munique e da Alemanha desde a despedida de Philippe Lahm. São oito temporadas no clube bávaro, com uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes no currículo. O goleiro ainda faturou seis Campeonatos Alemães, quatro Copas da Alemanha e três Supercopas da Alemanha, além de uma Supercopa da Europa.

Esporte