PUBLICIDADE
Topo

Garçom do Brasileirão, Dudu vive jejum em 2019; pontaria de Borja não ajuda

26/02/2019 09h43

Atual campeão brasileiro e dono do melhor ataque do Brasil em 2018, com 121 gols marcados em 74 jogos, o Palmeiras inciou 2019 com um desempenho bem diferente. Apesar de não ter negociado nenhuma peça fundamental da equipe e ainda ter trazido novos reforços, a equipe de Luiz Felipe Scolari ainda não conseguiu engrenar na temporada.

Ainda sem Willian, que se lesionou no fim do ano passado, e com Felipe Pires e Carlos Eduardo sem conseguirem se firmar na ponta, o time segue dependente de Dudu. O camisa 7 foi o maior garçom do futebol brasileiro em 2018, entre os atletas da Série A com 18 assistências - 14 no Brasileiro. Bigode, com nove, foi o segundo no ranking palmeirense da temporada, o que explica a dificuldade para se encontrar um substituto - assim como foi com Keno.

Nesta temporada, no entanto, Dudu ainda não deu nenhum passe para gol. Porém, não foi por falta de tentativa. Em oito jogos no Paulistão, o meia-atacante deu 18 assistências para finalização, a terceira maior marca do campeonato. Nenhuma delas, no entanto, aproveitadas pelos atacantes. Scarpa, com nove passes, é quem mais se aproxima do jogador no elenco.

Borja, artilheiro do time no último ano, com 20 gols, marcou apenas dois até agora nesta temporada, um em jogada individual e outro após cruzamento de Gustavo Scarpa. O colombiano, no entanto, tem a 5ª maior média de finalizações por partida no Paulista - 2.8/rodada -, com 17 tentativas em apenas seis jogos, mas somente a 148ª melhor média de acertos - 29,4% (5 de 17). Deyverson, outro centroavante do elenco, tem um aproveitamento de apenas 25%. Números que ajudam a entender o porquê do time ter balançado as redes apenas sete vezes em oito confrontos disputados em 2019.

Em resumo: Dudu segue sendo a principal arma de criação do Palmeiras, porém, quase a única. Scarpa tem tentado reduzir essa dependência, aos poucos. Na frente, porém, Borja concentra a maioria das conclusões sem ser efetivo. O mesmo acontece com Deyverson.

Felipão precisa encontrar novas opções ofensivas e variações de jogadas. Elenco para isso não falta.

JOGADORES DO PALMEIRAS COM MAIS ASSISTÊNCIAS PARA FINALIZAÇÃO

- Dados do Footstats

1º - Dudu - 18 assistências

2º - Gustavo Scarpa - 9 assistências

?3º - Lucas Lima - 8 assistências

Felipe Pires - 8 assistências

?Moisés - 7 assistências

JOGADORES DO PALMEIRAS COM MAIS FINALIZAÇÕES

- Dados do Footstats

1º - Borja - 17 finalizações (29,4% de acerto)

2º - Dudu - 13 finalizações (46,2% de acerto)

3º - Bruno Henrique - 11 finalizações (18,2% de acerto)

4º - Carlos Eduardo - 9 finalizações (0,0% de acerto)

5º - Deyverson - 8 finalizações (25% de acerto)

Esporte