Caso Thiago Neves: utilização das redes sociais exige cautela de atletas
Seguidos por milhares de fãs nas redes sociais, atletas profissionais possuem cada vez mais proximidade com o público. Uma relação estreita e que exige cautela na hora de se expressar. O caso recente do meia Thiago Neves, do Cruzeiro, que fez uma provocação ao rival Atlético utilizando a tragédia de Brumadinho como gancho, é um exemplo de posicionamento que não repercutiu bem.
Especialista em Marketing Digital, Rodrigo Braga alerta para os cuidados que os jogadores precisam ter. Analisar o cenário e pensar previamente em como o conteúdo pode repercutir entre o público são tarefas necessárias.
- Acho que antes de tudo exige-se bom senso. Pessoas públicas, principalmente, devem ter a responsabilidade triplicada pois são formadoras de opinião. Já vimos tantas coisas nas redes sociais que deveriam servir de exemplo para não se repetir os erros nas postagens - explica Rodrigo.
No caso específico de Thiago Neves, fazer uma postagem de cunho provocativo, mas usando um tema de comoção pública como ilustração, acabou gerando a respulsa até mesmo de torcedores do próprio Cruzeiro, clube no qual é ídolo.
Rodrigo Braga dá dicas. Segundo o especialista, os jogadores precisam sentir a "temperatura" do tema sobre o qual se posicionam. Em muitos casos, o auxílio de um profissional acaba sendo necessário e previne um desenrolar que venha a gerar dano à imagem destes atletas junto aos fãs.
- Primeiro, saber a temperatura sobre o assunto. Depois, em caso de dúvida, procurar alguém especialista na área, principalmente quando se trata de famosos, pessoas públicas ou jogadores de futebol. Hoje em dia, as redes sociais pautam e muito os assuntos na imprensa. Ter cuidado é fundamental - finalizou
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.