Flamengo confirma 4 corpos reconhecidos no IML após incêndio
O Flamengo confirmou na noite desta sexta-feira que quatro dos dez corpos já foram identificados no Instituto Médico Legal (IML). Os quatro atletas do clube são: Arthur Vinicius, Pablo Henrique, Victor Isaías e Bernardo Pisetta.
O primeiro a ser reconhecido foi Pablo Henrique, de 14 anos. Em seguida, foi a vez dos familiares de Arthur Vinícius passarem pelo mesmo processo.
No caso de Pablo, seu primo Werley, zagueiro do profissional do Vasco, já havia feito o reconhecimento na parte da tarde, pois o jovem teve a identificação mais rápida, pela digital.
O caso
O incêndio aconteceu nas primeiras horas desta sexta-feira. Os bombeiros foram acionados às 5h17 (de Brasília). O fogo atingiu a ala mais velha do CT, que servia de alojamento para as categorias de base do clube e recebia jogadores de 14 a 17 anos de idade. O local seria desativado e demolido nas próximas semanas. Autoridades do Rio de Janeiro trabalham com um problema no sistema de ar-condicionado do alojamento como principal hipótese para o ocorrido.
O governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, decretou três dias de luto oficial após a tragédia.
As vítimas
Foram confirmados 10 mortos e três feridos. Até o momento, nove vítimas foram identificadas. Christian Esmerio Candido (15 anos), Vitor Isaías (15 anos), Jorge Eduardo (15 anos), Pablo Henrique da Silva (15 anos), Bernardo Pisetta (14 anos), e Arthur Vinicius (14 anos), Athila Paixão (14 anos), Gedson Santos (14 anos) e Rykelmo Vianna (16 anos).
Os sobreviventes
Os bombeiros conseguiram resgatar três garotos: Cauan Emanuel Gomes Nunes, de 14 anos, Francisco Dyogo Bento Alves, 15, e Jonathan Cruz Ventura, 15.
As informações são de que Jonathan está em estado gravíssimo e será transferido para o Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Municipal Pedro II. O jovem tem de 30 a 35% do corpo queimado.
O local
O Ninho do Urubu fica localizado no bairro de Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e é utilizado para treinamentos do elenco profissional e das categorias de base. O CT passou por uma reforma que terminou em novembro de 2018, com a inauguração de um módulo moderno para os profissionais. A ala utilizada pelos garotos seria desativada e demolida nas próximas semanas.
De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro e Secretário de Defesa Civil, Roberto Robadey, o alojamento em que estavam as vítimas da tragédia não tinha documentação.
"Não é exclusividade desse local. Mas as pessoas as vezes aprovam uma planta, aí quando vai ver resolve fazer puxadinho. Aumentar. A gente lamenta que as pessoas não possam fazer um planejamento adequado. É um ato final. Existe todo um procedimento. O fato de não ter a documentação implica até que não havia segurança. Muitas vezes até existe os dispositivos de segurança, mas ainda não teve uma regularização adotamos várias medidas para simplificar esse processo para agilizar", declarou Robadey em entrevista à rádio BandNews.
Flamengo
O elenco principal do clube rubro-negro teria trabalho programado para o Ninho do Urubu na manhã desta sexta-feira. A equipe faria o último treino antes do clássico contra o Fluminense pela Taça Guanabara. Tanto a atividade quanto o jogo foram cancelados após a tragédia. A Federação de Futebol do Rio de Janeiro confirmou que não haverá rodada pelo Campeonato Carioca neste fim de semana.
Solidariedade
Diversos clubes e personalidades do esporte se pronunciaram após o incêndio. Ídolo do Flamengo, Zico se disse chocado com a tragédia.
Formado nas categorias de base do clube, Vinícius Júnior, hoje no Real Madrid, lamentou nas redes sociais e pediu orações por todos. O presidente Jair Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão também se pronunciaram sobre o caso. Outra personalidade que também manifestou sua solidariedade foi o narrador Galvão Bueno, da Globo.
Pelé
Meu dia começou com as notícias sobre o incêndio no CT do @Flamengo - um lugar onde jovens perseguem seus sonhos. É um dia muito triste para o futebol brasileiro. https://t.co/yQ3XmyxehS
? Pelé (@Pele) 8 de fevereiro de 2019
Neymar
Meus sentimentos pic.twitter.com/ncT15ws4Tm
? Neymar Jr (@neymarjr) 8 de fevereiro de 2019
Lukas Podolski
Uma notícia muito triste para um clube pelo qual tenho um carinho muito especial. Envio o meu apoio e condolências ao clube, aos jogadores e aos familiares e amigos. E agora mais do que nunca, Força Flamengo!!! @Flamengo pic.twitter.com/b3TbWKdcAY
? Lukas-Podolski.com (@Podolski10) 8 de fevereiro de 2019
Vasco
O CRVG lamenta profundamente o trágico incêndio no CT do @Flamengo.
? #AquiÉVasco (@VascodaGama) February 8, 2019
A Dir. Administrativa manifesta pesar e solidariedade aos familiares das vítimas, bem como à Direção e a todos os atletas do CRF.
Colocamo-nos à disposição para auxiliar no que for necessário. #ForçaFlamengo pic.twitter.com/3vxnhARplT
Fluminense
O Fluminense Football Club lamenta profundamente o incêndio ocorrido no Ninho do Urubu e se solidariza com a dor do Clube de Regatas do Flamengo. Nossos pensamentos estão com as vítimas e seus familiares.
? Fluminense F.C. (@FluminenseFC) February 8, 2019
Botafogo
Que notícia triste o trágico acidente no Ninho do Urubu. O Botafogo manifesta sua solidariedade ao @Flamengo , a torcedores, a familiares e amigos das vítimas. #ForçaFlamengo
? Botafogo F.R. (@Botafogo) February 8, 2019
Corinthians
? Corinthians (@Corinthians) February 8, 2019
Estamos em choque com o trágico incêndio no Ninho do Urubu. Neste momento de dor e luto, externamos toda a nossa solidariedade ao @Flamengo, à torcida flamenguista e aos familiares e amigos das vítimas.#ForçaFlamengo
Santos
Toda nossa solidariedade ao @Flamengo e às vítimas do grave acidente desta manhã.
? Santos Futebol Clube (@SantosFC) February 8, 2019
Palmeiras
A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta profundamente a tragédia ocorrida no Centro de Treinamento do @Flamengo e se solidariza com os familiares e amigos das vítimas. #ForçaFlamengo
? SE Palmeiras (@Palmeiras) February 8, 2019
São Paulo
O São Paulo FC lamenta profundamente o incêndio ocorrido no Ninho do Urubu, presta condolências e manifesta sua solidariedade e pesar aos familiares e amigos das vítimas.
? São Paulo FC (@SaoPauloFC) February 8, 2019
Grêmio
A sexta-feira amanheceu triste com a notícia da tragédia no Ninho do Urubu. Manifestamos nosso sentimento e nossa solidariedade aos familiares e amigos das vítimas, bem como ao @Flamengo e seus torcedores.#ForçaFlamengo
? Grêmio FBPA (@Gremio) February 8, 2019
Internacional
Estamos consternados com o trágico incêndio ocorrido no Ninho do Urubu, o CT das categorias de base do @Flamengo. Manifestamos nossa solidariedade ao clube, à torcida e aos familiares e amigos das vítimas neste momento de dor.
? S. C. Internacional (@SCInternacional) February 8, 2019
Athletico-PR
Com muita tristeza recebemos a notícia da tragédia no Ninho do Urubu. Desejamos forças a todos os amigos, familiares, funcionários e torcedores do Flamengo.
? Athletico Paranaense (@AthleticoPR) February 8, 2019
??#ForçaFlamengo
Atlético de Madri
Queremos expresar nuestras condolencias a todos los familiares de las víctimas en el incendio del centro de entrenamiento del @Flamengo y mandar toda nuestra fuerza a los heridos. https://t.co/iPNvVL6zGk
? Atlético de Madrid (@Atleti) 8 de fevereiro de 2019
Feyenoord
At Feyenoord we are shocked by the tragic events that have occured at the youth academy of @Flamengo. Our sincerest thoughts and condolences go out to those affected, their families and all staff and fans of Flamengo. #ForçaFlamengo pic.twitter.com/jrsqOkXk7q
? Feyenoord Rotterdam (@Feyenoord_int) February 8, 2019
Ronaldinho Gaúcho
Uma tristeza muito grande, meus pêsames e sinceros sentimentos a todos familiares e a nação rubro-negra. Terrível tragédia!!! pic.twitter.com/ociPSpWvVd
? Ronaldinho Gaúcho (@10Ronaldinho) 8 de fevereiro de 2019
Alexandre Pato
Flamengo muita força!!! Que tristeza! Que Deus possa confortar todos os familiares! ?? Ninho do Urubu?? E força para os que estão no hospital... ??
? PATO (@AlexandrePato) February 8, 2019
Romário
Que notícia triste esse incêndio no CT da categoria de base do Flamengo. Toda minha solidariedade às famílias dos jovens e ao Flamengo. Sonhos interrompidos e famílias devastadas.
? Romário (@RomarioOnze) February 8, 2019
Gabriel Jesus
Força
? Gabriel Jesus (@gabrieljesus33) 8 de fevereiro de 2019
Meus sentimentos! pic.twitter.com/PjNrv0r84X
Sergio Ramos
Muy tristes noticias desde Brasil. Mis pensamientos están con los #GarotosDoNinho.
? Sergio Ramos (@SergioRamos) 8 de fevereiro de 2019
Notícias muito tristes do Brasil. Meus pensamentos estão com os #GarotosDoNinho.
? pic.twitter.com/LhJq3iGmmn
CBF
A CBF acompanha com consternação as primeiras informações sobre a tragédia no CT do Flamengo. Nossa solidariedade e orações para as famílias atingidas
? CBF Futebol (@CBF_Futebol) February 8, 2019
Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol
Profundamente triste por todas as vidas e sonhos perdidos no incendio que atingiu o alojamento das categorias de base do @Flamengo. Minha solidaridade ao presidente Landim, ao clube, às famílias das vitimas, entre eles vários atletas, e meus desejos de recuperação aos feridos.
? Alejandro Domínguez (@agdws) 8 de fevereiro de 2019
Jogadores do atual elenco profissional e ex-atletas também se disseram em choque pelo ocorrido
De luto e chorando com os que choram com a dor dessa tragédia. Que Deus conforte e fortaleça cada pessoa envolvida. #ForçaFlamengo pic.twitter.com/Zcl5lCFj3x
? Diego Ribas (@ribasdiego10) 8 de fevereiro de 2019
A notícia de hoje é triste. Agora, meus pensamentos e minha oração estão com todos os envolvidos. Somos uma só corrente por vocês. pic.twitter.com/SbX8JZJfw5
? Gabriel Barbosa (@gabigol) 8 de fevereiro de 2019
Que aperto no coração, que Deus proteja a todos
? Gabriel batista (@_gbatista45) February 8, 2019
LUTO O Flamengo foi minha casa por 10 anos e todos sabem do carinho que tenho por esse clube. A tragédia de hoje devasta o coração de qualquer um. Triste demais ver vidas serem perdidas e? https://t.co/NqHuNy7nZ3
? Léo Moura (@leomoura2) 8 de fevereiro de 2019
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.