O ótimo Dérbi de Mateus Vital
Foram cerca de 80 minutos de um jogo praticamente entre defesa e ataque. Com 63% de posse de bola, o Palmeiras encurralou o Corinthians, que vencia desde os sete do 1º tempo, mas criou poucas chances reais de gol. Isso graças a organização defensiva imposta pela equipe de Fabio Carille. Um mérito coletivo, é claro, mas que teve também os seus destaques individuais. Entre eles, Mateus Vital.
Constantemente criticado pela torcida e um dos postulantes a perder a vaga de titular com as chegadas dos reforços, o jovem de 20 anos teve uma atuação exemplar no Dérbi. Principalmente por ter tido que exercer uma função que, normalmente, não é a sua especialidade: a marcação.
Vital é um meia de organização de meio-campo, que não costuma marcar muitos gols ou dar assistências, mas que é efetivo no terceiro passe, na aproximação ao apoiador central e também na saída de bola. Mais ou menos o que faz Ramiro atualmente. No clássico, porém, Mateus atuou mais aberto, ajudando Fagner na lateral, com o ex-gremista mais por dentro, livre para circular. A dobradinha com o lateral foi tão eficiente, que Dudu, atacante palmeirense, trocou de lado aos 25 minutos tentando buscar os espaços que não vinha encontrando pela esquerda de ataque.
Foram três desarmes certos e uma interceptação, ou seja, quatro recuperações de posse em apenas 68 minutos em campo - deixou o gramado exausto exatamente pela entrega na marcação. Sua média no último Brasileirão, segundo dados do Footstats, havia sido de apenas 0,7 desarmes e 0,1 antecipações por jogo.
Forte na defesa, Mateus Vital não abdicou também de atacar. Das seis tentativas do time, duas foram do garoto, que terminou como o líder do fundamento da equipe no duelo. Curiosamente, uma delas em uma rara participação pela esquerda, que acabou parando em Weverton.
MATEUS VITAL NO DÉRBI
- Dados do Footstats
68 minutos em campo
?1 finalização em gol
1 finalização para fora
?18 passes certos
2 passes errados
3 desarmes certos
0 desarmes errados
1 interceptação certa
1 interceptação errada