Efeito dominó: ida de Higuaín ao Chelsea começou rodízio de 'camisas nove' no futebol europeu
Há pouco mais de uma semana, no dia 23 de janeiro, Gonzalo Higuaín era anunciado oficialmente pelo Chelsea por empréstimo até o fim do ano - com opção de compra ao final do vínculo. No mesmo dia, Milan anunciou Krzysztof Piatek, vice-artilheiro do Calcio que estava no Genoa. O time Gênova, por sua vez, contratou Tony Sanabria apenas 72 horas depois de perder seu camisa nove para o rival de Milão. Fechando o círculo de negociações, Álvaro Morata deixou o Chelsea, nesta segunda-feira, para chegar ao Atlético de Madrid. Final feliz para todos?
Por enquanto. Isso porque o rodízio envolvendo os estes centroavantes pode não acabar tão cedo. Além de Higuaín, as transferências do espanhol Morata e do paraguaio Sanabria foram feitas por empréstimo. Apenas o polonês Piatek, considerado o 'novo Lewandowski", teve a contratação em definitivo - por valores girando em torno dos 35 milhões de euros (cerca de R$150 milhões), segundo a imprensa italiana.
Proveniente do Bétis, Sanabria fica emprestado ao Genoa por um ano e meio com passe fixado em 20 milhões de euros. Pelo mesmo período vale o acordo entre Morata e o Atlético. Não foi divulgado, no entanto, se a transferência envolvendo o novo atacante colchonero inclui um valor de compra ao final do empréstimo, em 2020.
Outro fator que dificulta a permanência dos jogadores em seus novos clubes, principalmente nos casos do espanhol e do argentino, é a concorrência interna. O Chelsea, novo time de Gonzalo Higuain, tem jogado sem um "centroavante de referência", e sim com o belga Hazard no papel de "falso nove". Para a posição, a equipe inglesa conta ainda com o contestado Olivier Giroud, campeão do Mundo com a França em 2018.
A concorrência para Morata no Atlético de Madrid não será menos pesada. Para duas vagas no ataque, o clube conta com Nikola Kalinic, Vitolo, Ángel Correa, Diego Costa (atualmente lesionado), além do insubstituível Antoine Griezmann. O novo reforço, no entanto, é uma esperança de melhorar desempenho ofensivo do Atleti. Vice-líder do Campeonato Espanhol, o time de Diego Simeone tem apenas o quinto melhor ataque da competição, com 32 gols.
Destino une Higuaín e Morata
Com inícios bem diferentes - um revelado em solo sul-americano pelo River Plate, o outro oriundo das canteras do Real Madrid - Morata e Higuaín já somam três clubes pelos quais ambos jogaram - um em cada continente. Os centroavantes chegaram a ser companheiros no Real Madrid, e depois atuaram por Juventus, e agora Chelsea, em períodos diferentes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.