Moleza? Veja os clubes grandes que já tropeçaram nos Estaduais
Apesar dos Campeonatos Estaduais colocarem os grandes clubes do futebol brasileiro de frente à equipes com menor expressão e investimento, eles sentem dificuldades de conquistarem resultados positivos, seja pelo uso de um time alternativo ou pelo pouco tempo de pré-temporada.
Dos clubes do famigerado "G12" do futebol brasileiro, apenas quatro ainda não desperdiçaram nenhum ponto em seus respectivos Campeonatos Estaduais. O LANCE! detalha a situação das equipes grandes do país nos torneios. Confira!
QUEM SE SALVA?
Os quatro clubes que ainda estão com 100% de aproveitamento nos torneios são São Paulo, Cruzeiro, Santos e Vasco. O destaque fica para o Tricolor Paulista, que vem assimilando as ideias do treinador André Jardine e venceu por goleada nas duas primeiras partidas do Campeonato Paulista: 4 a 1 no Mirassol e 3 a 0 sobre o Novorizontino.
O Cruz-Maltino, por sua vez, lidera o Grupo da Taça Guanabara, primeiro turno do Carioca, com vitórias por 1 a 0 e 5 a 2 sobre, respectivamente, Madureira e Volta Redonda. O Santos de Jorge Sampaoli superou a Ferroviária pelo placar mínimo e o São Bento por 4 a 0. Por fim, o Cruzeiro está com seis pontos no Mineiro após superar o Guarani por 3 a 1 e a Patrocinense em 1 a 0.
FLAMENGO
Após vencer a Florida Cup, Abel Braga encontrou seus primeiros desafios em partidas oficiais no comando do Flamengo. O elenco, que ainda está se adaptando ao novo treinador, está invicto no Campeonato Carioca, mas não 100%, com uma campanha de uma vitória e um empate.
Na estreia do Estadual, o Rubro-Negro venceu, de virada, o Bangu, com gols de Diego e Rhodolfo, mas empatou, utilizando uma equipe diferente em relação ao primeiro jogo, com o Resende na rodada seguinte: Henrique Dourado fez, de voleio, o tento do Rubro-Negro neste jogo.
FLUMINENSE
O clube das Laranjeiras vive um período de reformulação após a troca de treinador: saiu Marcelo Oliveira, que gostava de um jogo objetivo, e entrou Fernando Diniz, um técnico que preza pela posse de bola, construção calma das jogadas e triangulações. Diante de uma gritante mudança de estilos, o Fluminense também está com um aproveitamento perfeito.
Na estreia do Tricolor na temporada, diante do Volta Redonda, no Maracanã, o placar só não foi negativo porque Ibañez marcou um gol na reta final do jogo, decretando o 1 a 1. Na partida seguinte, o Fluminense abriu a contagem diante do Americano e, com um show de Yony González, goleou por 4 a 0.
BOTAFOGO
O único clube grande do Rio de Janeiro que ainda não venceu na atual temporada é o Botafogo. A equipe de Zé Ricardo, que perdeu Igor Rabello e Rodrigo Lindoso - dois titulares em 2018 -, ainda não encontrou um padrão de jogo e encontrou dificuldades para criar chances de marcar. O resultado: um empate e uma derrota até aqui pelo Campeonato Carioca.
Na primeira rodada, o Botafogo chegou a abrir o placar com Luiz Fernando, mas sofreu a virada e perdeu para a Cabofriense por 3 a 1. No jogo seguinte, o alvinegro, diante de sua torcida, ficou devendo e empatou sem gols com o Bangu. Com isso, a equipe de Zé Ricardo ocupa a última posição do Grupo C.
PALMEIRAS
O atual campeão brasileiro se reforçou em peso para essa temporada, qualificando ainda mais o elenco. A principal novidade para os comandados de Luiz Felipe Scolari foi Ricardo Goulart, que estava no futebol chinês. Apesar disso, o Verdão também não conseguiu um aproveitamento perfeito nos jogos contra equipes de menor expressão.
O Palmeiras começou a temporada com um empate por 1 a 1 diante do RB Brasil, em Campinas. Diante do seu torcedor, que apareceu em bom público no Allianz Parque, porém, o Verdão se recuperou e venceu a primeira partida, com Deyverson balançando as redes do Botafogo-SP.
CORINTHIANS
Assim como outros clubes, o Corinthians é outro clube que mudou de treinador e ainda se adapta ao estilo de Fábio Carille, que retornou ao Timão após alguns meses no Al-Wehda, dos Emirados Árabes Unidos. Com uma forte janela de transferências, a tendência é que o desempenho melhore.
A trajetória do Corinthians em 2019 começou em uma parte diante do São Caetano, na Arena, que foi "salva" por Henrique, que marcou o gol que decretou o empate em 1 a 1 nos minutos finais. No compromisso seguinte, contra o Guarani, o alvinegro até abriu o placar, mas sofreu a virada de 2 a 1.
ATLÉTICO-MG
Um dos clubes brasileiros na fase preliminar da Taça Libertadores, o Atlético-MG apostou na continuidade no trabalho do treinador Levir Culpi e foi outra equipe com fortes movimentações na atual janela de transferências, trazendo, por exemplo, Igor Rabello, Jair e Guga.
O Galo começou o ano em alta. Com show de Ricardo Oliveira, que marcou três gols, a equipe alvinegra derrotou o Boa Esporte por 5 a 0 na estreia do Mineiro. No jogo seguinte, Levir Culpi resolveu poupar todos os titulares e viu sua equipe ser derrotada para a Tombense, por 1 a 0.
GRÊMIO
Assim como no ano passado, o treinador Renato Portaluppi resolveu apostar em uma equipe alternativa, poupando os principais jogadores do Grêmio das rodadas iniciais do Campeonato Gaúcho. Até aqui, o Imortal é o líder da competição, mas também não escapou dos tropeços diante de equipes de menor expressão.
No primeiro jogo oficial da temporada, o Tricolor começou com tudo e goleou o Novo Hamburgo por 4 a 0. A dose, porém, não se repetiu na partida seguinte, diante do Aimoré, e o empate em 1 a 1 tirou o 100% de aproveitamento do Grêmio.
INTERNACIONAL
Assim como o Grêmio, o Internacional também não está com um desempenho perfeito no atual Campeonato Gaúcho. O Colorado ocupa, atualmente, a quinta colocação do torneio, com três pontos conquistados - uma vitória e um revés.
A equipe de Odair Hellmann começou a temporada com o pé direito ao vencer o São Luiz por 1 a 0, com gol de Emerson Santos. Na estreia da equipe no Beira-Rio em 2019, porém, o Internacional não teve sucesso e perdeu por 2 a 1: Adriano, contra, abriu o placar para o Colorado, mas Dão e Felipe decretaram a virada do Pelotas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.