PUBLICIDADE
Topo

Gustavo Scarpa mostra versatilidade e começa 2019 em alta no Palmeiras

25/01/2019 07h00

Apenas três jogadores começaram jogando as duas partidas do Palmeiras neste Paulista: Thiago Santos, Dudu e Gustavo Scarpa. O ex-jogador do Fluminense, depois de um 2018 acidentado, iniciou bem a temporada de 2019, mostrando versatilidade e destacando-se.

Além de ser o dono do único passe para gol do elenco (contra o Red Bull), o camisa 14 é o palmeirense que mais deu assistências para finalizações neste início de Estadual: foram cinco. Ou seja, é um dos mais criativos até aqui.

Os mapas de calor de Scarpa, publicados pelo Footstats, mostram como o seu posicionamento mudou de um jogo para o outro. Na estreia, contra o Red Bull, atuou aberto pelo lado direito, enquanto contra o Botafogo-SP teve mais ações pelo lado esquerdo, mas com liberdade.

Visto inicialmente como um ponta direita por Roger Machado, o palmeirense já havia dito ao LANCE! que pode atuar nas três funções de meias no esquema 4-2-3-1. As exibições nesses dois jogos atestam a seu favor.

- Na verdade, desde pequeno, sempre joguei em muitas posições: lateral esquerda, lateral direita, segundo volante, ponta esquerda, ponta direita, central... No Fluminense, na maioria dos meus anos na base, eu jogava centralizado. Subi para o profissional e acabei indo para o lado para poder ajudar na marcação, acompanhando lateral. Não tenho preferência. Independentemente da posição que tiver, se estiver sobrando uma vaga, pode contar comigo - disse à reportagem, em dezembro.

Especialmente contra o Botafogo-SP, a linha de armadores com ele, Dudu e Zé Rafael entendeu-se bem, com intensa movimentação e troca de passes. O time, inclusive, foi para o intervalo com 70% de posse de bola.

Domingo, contra o São Caetano, Felipão deve rodar novamente os titulares, e como Scarpa já começou as últimas duas partidas, tem chances de ceder seu lugar nesta terceira rodada. Mas o armador pulou bem na briga para entrar na "equipe ideal", que só deve ser vista em fevereiro.

Esporte