Topo
Esporte

Carille revê Loss, um dos seus "mosqueteiros" nos 3 títulos no Corinthians

Loss conversa com Carille em treino do Corinthians em 2017: hoje eles serão adversários - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Loss conversa com Carille em treino do Corinthians em 2017: hoje eles serão adversários Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
do UOL

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

23/01/2019 04h00

Foi ao lado do trio de auxiliares Leandro da Silva, o Cuca, Fabinho e Osmar Loss que Fábio Carille levou o Corinthians à conquista de três títulos em apenas 15 meses. Nesta quarta-feira (23), o técnico corintiano verá um dos seus antigos "mosqueteiros" com um adversário, pois Loss estará à frente do Guarani no duelo válido pela segunda rodada do Campeonato Paulista.

Como mostrou o UOL Esporte durante a campanha vitoriosa do Corinthians no Brasileirão 2017, Loss desempenhava um importante papel como auxiliar de Carille. Uma das atividades era dissecar o adversário ao lado de Fabinho e Cuca, dupla que continua ao lado do treinador corintiano. À época, cada auxiliar era responsável por uma partida e faziam um rodízio.

O método de trabalho se desmanchou com a ida de Carille ao Al-Wehda, da Arábia Saudita. O técnico levou Cuca consigo e viu Loss assumir seu posto no Corinthians. Na busca por uma configuração similar à da antiga comissão técnica, o clube manteve Fabinho no cargo de auxiliar e alçou ao posto o ex-lateral Coelho, que se manteve ao lado de Loss ao acertar também com o Guarani.

A passagem de Loss pelo comando técnico do Corinthians, porém, durou pouco, num roteiro bastante distinto ao do time sub-20. Quatro vezes finalista da Copa São Paulo e com uma experiência exitosa como auxiliar de Carille, marcada por dois títulos paulista e um brasileiro, o treinador ficou apenas 25 jogos no comando do time alvinegro. Depois de uma derrota para o Ceará, em setembro, ele voltou ao cargo de auxiliar.

Mas, sem aval de Jair Ventura para ocupar o cargo de auxiliar, Loss viajou à Europa para acompanhar treinos e partidas de alguns times, como Atlético de Madri, Sevilla, Roma e Milan, além da seleção de base de Portugal. Na ocasião, a viagem foi uma maneira encontrada pelo Corinthians para não tornar desconfortável a relação com Jair.

Loss voltou ao Brasil na segunda quinzena de novembro e até foi ao CT Joaquim Grava para reencontrar os jogadores. Naquela época, o retorno de Carille ao Corinthians passou a ser uma possibilidade. No mês seguinte, com o iminente anúncio da contratação do antigo companheiro, Loss acertou com o Guarani, assim como Coelho, que havia seguido no cargo de auxiliar com Jair no banco de reservas e ocupa tal cargo no time de Campinas.

No Guarani, Loss enfrenta uma pressão menor, embora o clube tenha voltado à elite do Estadual em 2019. No primeiro jogo da competição, a equipe alviverde perdeu para o Bragantino por 1 a 0 fora de casa. Agora, busca a redenção diante do Corinthians de Carille.

FICHA TÉCNICA

GUARANI x CORINTHIANS

Data: 23 de janeiro de 2019, quarta-feira
Horário: 19h15 (horário de Brasília)
Competição: Campeonato Paulista (2ª rodada)
Local: Brinco de Ouro, em Campinas (SP)
Árbitro: Vinícius Gonçalves Araújo
Assistentes: Anderson de Moraes Coelho e Bruno Salgado Rizo

GUARANI: Giovanni; Fabrício Bigode, Ferreira, Diego Giaretta e William Matheus; Ricardinho e Fernandes; Felipe Amorim, Carlinhos e Inácio; Diego Cardoso. Técnico: Osmar Loss

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Richard e Ramiro; André Luis, Jadson e Sornoza; Gustagol. Técnico: Fábio Carille

Esporte