Topo

Mais da metade dos brasileiros acredita que Copa será no máximo regular

do BOL, em São Paulo

24/03/2014 11h29

Parece que os brasileiros não estão muito otimistas a respeito da Copa do Mundo 2014, que será realizada no país. Isso porque 30% dos entrevistados em uma pesquisa feita pelo Datafolha disseram acreditar que o torneio será apenas regular e 24% revelaram acreditar que o evento será ruim ou péssimo.

Em contrapartida à maioria pessimista, 46% responderam que, de maneira geral, a Copa será ótima ou boa.

Mauro Paulino, diretor geral do Datafolha, opinou sobre o resultado em entrevista à Folha de S.Paulo: "Dá para dizer que 30% têm alguma ressalva e 24% reprovam totalmente a realização da Copa no Brasil".

De acordo com os dados divulgados pela Folha, foram realizadas 2.091 entrevistas, entre os dias 18 e 19 de fevereiro de 2014, em 132 municípios do país contemplando regiões metropolitanas e cidades do interior.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os mais otimistas são os entrevistados menos escolarizados, com menor renda (classes D e E) e os residentes no Nordeste, no Norte e no Centro-Oeste.

Outro dado apontado pela pesquisa é que o fato de a Copa estar sendo realizada no Brasil não alterou o interesse dos brasileiros pela competição. Segundo o Datafolha,  81% dos entrevistados se interessam pelo evento.

O resultado é semelhante ao obtido em pesquisas realizadas para as duas Copas anteriores. Em 2006, quando a Copa foi realizada na Alemanha, 81% dos entrevistados responderam ter interesse pelo mundial, que na época da pesquisa ainda seria realizado. Já na Copa na África do Sul, 80% se mostraram interessados pelo evento esportivo.

Além disso, 82% garantiram que pretendem assistir aos jogos, e 18%, não. Considerando somente os homens, o índice sobre para 90%.

(Com informações da Folha de S.Paulo)

Mais Esporte