Como é o novo humorístico da Globo que une stand-up e vergonha alheia

A Globo aposta em um novo programa de humor para as noites de domingo. Criado por Maurício Meirelles, Aberto ao Público estreia hoje e mistura improviso, stand-up e uma boa dose de vergonha alheia —tanto de celebridades quanto de pessoas anônimas da plateia.
Dinâmica do humorístico
Gravada em um teatro de São Paulo, a atração tem um formato próprio: a cada episódio, o elenco fixo recebe um comediante convidado e uma celebridade. Juntos, interagem com o público em quadros que prometem histórias inesperadas e situações inusitadas.
No elenco fixo, estão Thiago Ventura, Bruna Louise, Murilo Couto e o próprio Mauricio Meirelles. Os famosos convidados são a musa fitness Gracyanne Barbosa, a atriz Deborah Secco, o ator Marcos Pasquim e o pentacampeão e comentarista Denílson.
Um dos destaques é o quadro Passa o Telefone, uma versão renovada do Webbullying, sucesso de Mauricio na internet. Nele, o comediante assume o controle do celular de uma celebridade e interage com contatos reais. "Agora estou fazendo com grandes estrelas da TV. É muito legal pegar o celular da Deborah Secco, obviamente com o consentimento dela, e brincar com algumas coisas, se passar pelo Denílson, mandar mensagem para o Belo através da Gracyanne... O quadro ficou maior".
Para Mauricio, o programa acerta ao colocar famosos e anônimos na mesma saia justa. "Todo mundo tem um vexame engraçado, uma fofoca absurda, um segredo bizarro. Exploramos muito isso. É muito engraçado juntar essa turma famosa com o povo. Ver o povo fazer perguntas que o famoso não tá acostumado e ele entrar na brincadeira. É um programa sobre vida real".
Encomenda da Globo
A ideia do programa surgiu a partir de uma encomenda da Globo feita em 2024. "A Patrícia Pedrosa, diretora do núcleo de humor da Globo, me ligou pedindo um projeto que usasse a galera do stand-up de São Paulo, mas sem necessariamente fazer stand-up. Aí eu criei uma série de quadros e chamei o Daniel Nascimento e o Gui Cintra para desenvolver comigo".
Sempre é um bom momento para ter comédia em todo lugar. Mauricio Meirelles a Splash
O piloto inicial foi gravado em novembro 2024 com o ator Rodrigo Lombardi e aprovado após entrega da versão final em 2025. Desde então, quatro episódios foram produzidos. "Só preciso agradecer publicamente ao Rodrigo Lombardi porque ele que fez o piloto. O cara saiu da casa dele para fazer o piloto, que foi muito bem-sucedido, bem engraçado, dali, a gente observou o que ficaria bom, o que não ficaria, o que gravamos certo, o que gravamos errado".
A primeira temporada de Aberto ao Público estreia como um especial de férias. Se o público aprovar, há chance de continuar. "A gente fez despretensiosamente esses quatro episódios. Depende muito da plateia, da imprensa, das pessoas... Como o nome diz, é aberto ao público, eles vão decidir se continua ou não".
Denílson na estreia
No episódio de estreia, o palco será comandado por Denílson, que disse se considerar o "cara da piada" e relembrou primeiro encontro constrangedor com o Zezé di Camargo, seu cunhado. "Ele não", teria dito o cantor sertanejo ao vê-lo pela primeira vez, como o próprio Denílson revela entre risadas em um dos quadros propostos pelos humoristas do programa.
Conheço todos eles e acompanho o trabalho de todos. O Maurício Meirelles, por exemplo, já conhecia desde os tempos de Band. O Thiago, por ser palmeirense e gostar de futebol, e eu ter jogado no Palmeiras, acompanho há bastante tempo também. A Bruna, conheci mais recentemente, por alguns amigos em comum. Foi um prazer ter participado do 'Aberto Ao Público', porque me identifico muito com esse tipo de energia. Denílson