Topo
Entretenimento

65 cirurgias: ator de 'Cabocla' passou por tratamento intenso após acidente

Vanessa Gerbelli e Raymundo de Souza como Rosa e Jorge Adib em "Cabocla" (2004) - Reprodução/Globo
Vanessa Gerbelli e Raymundo de Souza como Rosa e Jorge Adib em 'Cabocla' (2004) Imagem: Reprodução/Globo
do UOL

Clara Ribeiro

Colaboração para Splash, em São Paulo

13/02/2025 12h00

Raymundo de Souza, 72, pode ser visto nesta última semana de exibição de "Cabocla" (2004), na faixa Edição Especial da Globo, como Jorge Adib, o marido de Rosa (Vanessa Gerbelli). O que muita gente não sabe é que o veterano enfrentou anos difíceis após um acidente.

O que aconteceu

Natural de Santo André, na Grande SP, Raymundo de Souza estreou na TV em 1979, na novela "Cara a Cara", da Bandeirantes. Já na Globo fez seu primeiro trabalho em 1982.

Na primeira versão de "Sinhá Moça" (1986) interpretou o poeta Dimas, um de seus papéis de maior destaque. Depois disso esteve em outras novelas, como "Direito de Amar", "Mandala", "Pacto de Sangue", "Pedra Sobre Pedra" e "Terra Nostra".

Três anos após "Cabocla" migrou para a Record para atuar em "Vidas Opostas". No canal de Edir Macedo, também esteve em "Caminhos do Coração", "Chamas da Vida", "A Lei do Crime", "Ribeirão do Tempo" e "Os Dez Mandamentos", entre outras.

Lucélia Santos e Raymundo de Souza em 'Sinhá Moça' (1986); ao lado, o ator em 'Gênesis' (2021) - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Lucélia Santos e Raymundo de Souza em 'Sinhá Moça' (1986); ao lado, o ator em 'Gênesis' (2021)
Imagem: Divulgação/Globo

Em 2021, voltou à Globo e ganhou um papel em "Nos Tempos do Imperador". No mesmo ano, compôs o elenco de "Gênesis", novela bíblica da Record, seu último trabalho na TV até agora.

Acidente em 2018

Raymundo Souza quebrou a perna após sofrer um acidente de moto em abril de 2018. Ao ser hospitalizado, teve uma necrose no membro e passou por um duro tratamento, que incluiu 65 cirurgias.

Em seu Instagram, o ator cita irresponsabilidade do motorista que bateu em sua moto, causando o acidente. Além disso, ele afirma que houve demora por parte do hospital para realizar o procedimento cirúrgico.

Cheguei ao hospital numa terça e marcaram de me operar no sábado. Não era para ter acontecido desta maneira, e a minha perna necrosou, tive uma infecção hospitalar no osso. Tiveram que tirar 80% da minha pele entre o tornozelo e o joelho. Adiante, tive que passar por procedimentos para colocar pinos, depois cirurgias para colocar enxertos... Ao todo, já foram 65 cirurgias.
Raymundo de Souza, ao jornal O Globo em 2021

Raymundo de Souza opera a perna após acidente com moto - Montagem/UOL/Reprodução/Instagram/eri - Montagem/UOL/Reprodução/Instagram/eri
Raymundo de Souza opera a perna após acidente com moto
Imagem: Montagem/UOL/Reprodução/Instagram/eri

O veterano disse ter passado oito meses no hospital "sem ver a luz do sol". O artista ainda revelou estar aliviado por não ter sofrido complicações de uma infecção hospitalar que pegou.

Coisa pior podia ter acontecido: na infecção, por exemplo, a bactéria podia ter ido para o sangue. O que não aconteceu. Eu me sinto um vencedor por ter conseguido passar por isso. Foram muitas idas ao hospital, muitos procedimentos. Ficam até alguns traumas. Agora, uma das sequelas é que tenho a perna direita menor do que a esquerda em três centímetros.
Raymundo de Souza, ao jornal O Globo em 2021

Apesar de estar fora das novelas, o ator continua trabalhando ativamente. Nas redes sociais, ele divulga seus últimos projetos, como o filme "Horizonte", filmado em 2024.

Entretenimento