Saiba quem é influencer que mentiu sobre câncer e inspirou série na Netflix

A minissérie "Vinagre de Maçã" (Netflix) conta a história de Belle Gibson, mulher que inventou um diagnóstico de câncer e viralizou nas redes sociais.
Quem é Belle Gibson
Em 2013, Belle Gibson ficou muito conhecida na internet por sua suposta história de superação. A influenciadora afirmava que tinha se curado de um câncer terminal à base de uma boa alimentação.
Ela ganhou muito dinheiro com um aplicativo de receitas. Na mesma época, Belle lançou um livro contando sobre a alimentação que "curou" seu câncer.
No ano de 2015, Gibson começou a ser desmascarada. Uma amiga próxima, chamada Chanelle McAuliffe, começou a ter dúvidas sobre a veracidade das histórias contadas por Belle.
Chanelle procurou jornalistas para ajudá-la a entender a verdadeira história da amiga. Dois repórteres do The Age, Beau Donelly e Nick Toscano, começaram a juntar relatos e pistas que comprovassem a fraude da jovem.
Eles descobriram várias mentiras da influenciadora. Além do diagnóstico do câncer, Belle Gibson mentia a idade e a origem de sua fortuna.
Após ter sua farsa revelada, ela não demonstrou nenhum arrependimento durante entrevista para a revista The Australian Women's Weekly. Com toda a repercussão, a Apple removeu o aplicativo lançado por Belle da sua loja digital e a editora retirou o livro de circulação.
Em 2016, a influenciadora foi considerada culpada e condenada a pagar uma multa. Ela nunca pagou a quantia estipulada pela justiça, alegando falta de dinheiro. Com isso, duas buscam foram feitas em sua casa, em busca de objetos de valor que abonassem o valor da condenação.
Depois de tudo isso, Belle saiu das redes sociais. Sua última aparição pública foi em 2019, quando um jornalista da Etiópia conseguiu entrevistá-la. Na ocasião, Gibson afirmou que visitou o povo Oromo, e que tinha se inscrito como voluntária. Porém, o chefe do grupo desmentiu as afirmações da mulher, dizendo não ter conhecimento da presença dela na instituição.