Meditação em dia? Temporada do Pesadelo na Cozinha promete 'treta violenta'

Pesadelo na Cozinha estreia sua quarta temporada prometendo muito estresse para o chef francês Erick Jacquin, 60. O diretor da atração afirma que as tretas estão garantidas "com um pouco mais de, como dizer, violência, talvez".
Como será a quarta temporada?
Seguindo o enredo das temporadas anteriores, Pesadelo na Cozinha mostrará a história de 12 restaurantes à beira da falência. Jacquin vai apontar falhas dos estabelecimentos, indicar possíveis soluções e vai se estressar com cardápios ultrapassados, fregueses insatisfeitos, desorganização e falta de comprometimento dos funcionários.
Pesadelo voltou com muita força. São 12 episódios, uma temporada longa. Pense que, na primeira temporada foram 13, na segunda [foram] sete, na terceira quatro e, agora, são 12. É uma aposta alta da Band, em parceria com a Max e a Discovery. A expectativa está alta.
Maxi García Solla, diretor da atração desde 2017, em entrevista para Splash
Jacquin será chamado para identificar os problemas e salvar cada um dos restaurantes da falência. Nesse estágio, o chef encara conflitos com empresários e funcionários enquanto os processos ineficientes são trazidos à tona. Ele coloca todos para trabalhar nos pontos de melhora e ajuda o estabelecimento a reabrir com uma reforma completa. A estreia aconteceu na última sexta (7) no Discovery Home & Health, e chega nesta terça-feira (11) também na Band, às 22h30.
Essa temporada tem umas tretas com um pouco mais de, como dizer, violência, talvez, um pouco, mas nada demais. Só que as pessoas estouraram, tem pessoas saindo do restaurante e até querendo sair na mão. Eles não aguentam o tranco, digamos assim, mas o Pesadelo é isso. Tem um período intenso, transformação e depois alegria. Então, treta, nojo, emoção, transformação, alegria, felicidade, tudo num episódio só.
Maxi García Solla
A "intervenção" de Jaquin tem duração de cinco dias. Esse é o tempo total das gravações em cada um dos estabelecimentos, desde a primeira visita do chef até a reabertura com local já repaginado.
Entramos na segunda-feira, que é o dia do diagnóstico. No primeiro dia, Jacquin observa, experimenta, vai para a cozinha, vê como armazenam, vê o serviço. Na terça, já é um dia para botar mais uma prova e o Jacquin ver eles cozinhando. Na quarta, os funcionários saem do restaurante para reforma e fazem a dinâmica de transformação. Na quinta, a gente apresenta para eles o restaurante reformada, o cardápio novo, e, na sexta, o último dia de gravação, vemos como eles se saem com tudo novo.
O segundo dia de gravação, segundo Maxi, costuma ser o mais tenso por colocar funcionários e Jacquin cara a cara na cozinha. "Ter o Jacquin vendo como eles cozinham é muito forte, porque eles questionam tudo e o Jacquin expõe os erros. É o dia mais difícil, mas passando essa parte acabam as tretas também. Os dois primeiros dias são caóticos, são os dias onde você vai ter 70% do conteúdo do programa."
O que os donos de restaurantes ganham do Pesadelo na Cozinha? "Eles ganham a reforma, ganham a visibilidade, já que vai sair em rede nacional e no streaming, e uma consultoria gastronômica, além de presentes dos patrocinadores. São as três coisas que eles ganham. É como se a gente alugasse o estúdio, como se o restaurante fosse um estúdio."
Pesadelo na Cozinha exige muito jogo de cintura do apresentador e equipe de produção. "Tem que estar com a meditação em dia, é difícil mesmo. É muito intenso, são muitos B.O por minuto acontecendo. A equipe técnica, a equipe da gastronomia, a equipe da reforma e a equipe de conteúdo precisam trabalhar em sintonia. Eu sempre falo: 'as quatro partes do programa precisam ter uma coreografia muito bem ajustada'."
Não tem como perder um dia. Não existe essa possibilidade. Esse restaurante tem que estar funcionando e na segunda-feira seguinte já estamos em outro lugar.
Como assistir a nova temporada do Pesadelo na Cozinha? Além de acompanhar às terças-feiras na Band, o público também poderá ver os episódios pela plataforma de streaming Max e pelo canal por assinatura Discovery Home & Health.