Topo
Entretenimento

Em busca de retomada, Gucci demite estilista-chefe De Sarno

06/02/2025 16h57

Por Tassilo Hummel

PARIS (Reuters) - O estilista-chefe da Gucci, Sabato De Sarno, está deixando a empresa menos de dois anos após assumir o cargo, informou nesta quinta-feira a Kering, dona da marca de luxo, que tenta atrair compradores ricos e reverter as vendas ruins.

De Sarno, um minimalista italiano de 42 anos, assumiu o cargo em 2023 sucedendo Alessandro Michele, uma das figuras mais importantes da indústria da moda, cujos trabalhos exuberantes e divertidos definiram a marca por sete anos.    O anúncio de sua saída foi feito menos de uma semana antes de a Kering divulgar os resultados anuais. Com a notícia, as ações da empresa caíram cerca de 3% no início do pregão. Mais tarde, elas se recuperaram e subiram 3%, com bons resultados da Tapestry impulsionando o setor.

A demissão de De Sarno é a primeira grande mudança do presidente-executivo da Gucci, Stefano Cantino, que assumiu o cargo no ano passado.    As receitas da Gucci, que representam cerca de metade do total do grupo, caíram 25% no terceiro trimestre, prejudicando o desempenho da Kering. O preço das ações da empresa despencou cerca de um terço nos últimos 12 meses.    Segundo a analista Carole Madjo, do Barclays, a marca famosa pelos mocassins, bolsas e cintos pode ter dificuldades para se recuperar.    "A Gucci tem cartas bastante desfavoráveis em suas mãos: muito exposta à China, clientes de classe média e uma marca que está em declínio nos últimos 3 a 4 anos", avaliou. "A prioridade deve ser tornar novamente a marca mais popular e fashion."

A saída de De Sarno é mais uma mudança de estilista na indústria de luxo, que sofre com queda na demanda chinesa e a inflação.    Encontrar um substituto para um dos cargos mais prestigiados da indústria da moda pode levar tempo. Candidatos em potencial incluem o italiano Pierpaolo Piccioli, que no ano passado deixou a Valentino, e John Galliano, que também no ano passado saiu da Maison Margiela. Hedi Slimane, ex-estilista da Dior Homme e da Yves Saint Laurent, foi citado também por uma revista especializada.

Entretenimento