'Ainda Estou Aqui': como Cid Moreira participou do filme de Walter Salles
Cid Moreira já era uma das vozes mais conhecidas dos noticiários do Brasil na época da ditadura militar. Por conta disso, "Ainda Estou Aqui", candidato a representar o país no Oscar, traz a voz emblemática do locutor em momentos marcantes.
O que aconteceu
Cid empresta sua voz a cenas em que a família de Paiva ouve as notícias pela televisão. O filme de Walter Salles, que trata da história de Eunice Paiva, esposa de Rubens Paiva, coloca luz a fatos que ocorreram principalmente na década de 1970, quando Paiva desapareceu em meio ao regime militar.
Na cena, ele narra o sequestro do embaixador suíço Giovanni Bucher, libertado após a troca por 70 presos políticos. Os bastidores da produção dão conta de que o locutor regravou suas entradas da época especialmente para o filme.
A produtora Maria Carlota Bruno disse para Splash que Cid enviou gravações com várias versões do próprio estúdio dele. O locutor prestou serviços ao filme cerca de um ano antes da sua morte, ocorrida em outubro de 2024.
"Ainda Estou Aqui" está em cartaz nos cinemas. De forma documental, relata a história de Eunice pela interpretação de Fernanda Torres, com participação de Fernanda Montenegro. Selton Mello dá vida a Rubens Paiva. O longa ganhou de melhor roteiro no Festival de Veneza neste ano.